sexta-feira, 15 de junho de 2012

IPB ITABUNA HOSPEDA WORKSHOP DA TERCEIRA IDADE





Itabuna é um município brasileiro situado no sul do estado da Bahia. Possui uma área total de 443,198 km². Seu nome é derivado dos termos em tupi ita (pedra),aba (Imediações [de um lugar], arredores) e una (preta), assim, significa "lugar de pedra(s) preta(s)". 

A cidade de Itabuna em conjunto com o município vizinho Ilhéus formam uma aglomeração urbana classificada pelo IBGE como uma capital regional B, exercendo influência em mais de 40 municípios, num total de pouco mais de um milhão de habitantes. Segundo levantamento realizado pelo Penud, instituição ligada a ONU, o município de Itabuna apresenta o terceiro melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano do Estado da Bahia.
Itabuna dista 426 km de Salvador, capital da Bahia e 1143 km de Recife, base da Secretaria Geral da Terceira Idade (SGTTI).


A Primeira Igreja Presbiteriana de Itabuna é pastoreada pelo Rev. Humberto e é jurisdicionada pelo Presbitério de Itabuna, cuja a Secretária da Terceira Idade está nas mãos das irmãs Adelzuita Oliveira e Roseane Sampaio. 






PROGRAMAÇÃO : 15/06 - Sexta-feira. 19h.
A programação teve início com a recepção dos participantes e um lanche servido no salão social da igreja. 





Oficina 01: Construindo a REPAPI 

A primeira oficina do Workshop Construindo a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa foi ministrada pelo Secretário Geral, Rev. Pinho Borges. 





16/06 - Sábado

08:30 - Credenciamento - Participaram do eventos irmãos das Igrejas Presbiterianas Primeira (Central), Jardim das Oliveiras, Sobradinho, Lapão, Esperança,  Nova Aliança e da Quinta Igreja, além de representantes de outras denominações. No ato do credenciamento o participante recebeu o kit composto da programação, bloco de notas, Estatuto do Idoso, cartilha Repapi, caneta. A liderança de trabalho com pessoas idosas recebeu o CD Legislação.



Participantes



Após credenciamento o idoso era encaminhado para a Oficina Prática de Saúde.

Oficina Prática de Saúde
A oficina prática foi desenvolvida pelos  alunos do Curso de Farmácia da UNIME e ofereceu Teste de Glicemia, aferição da pressão arterial, e vacinação contra a gripe.


                  Oficina 02: Idoso, sim. Velho, Não.

                    Palestrante: Rev. Pinho Borges


Oficina 03: Perfil Mental e Psicológico da Terceira Idade

Palestrante: Dra. Thiara Souza(Psicóloga)





ALMOÇO - Às 12h:20min encerra-se as atividades do período da manhã  para o momento do almoço que foi oferecido pela igreja no equipamento de convívio social que pertence a igreja. A igreja colocou um ônibus para transportar todos ao local.


No horário da tarde as oficinas reiniciaram as 14horas

Oficina 04: Estatuto do Idoso - Conheça seus direitos
Palestrante : Dr Luiz Bezerra (01)- Juiz de direito.

.
Oficina 05: Acidentes domestico, prevenção e consequenciais.
Palestrante : Dr. Mateus Carneiro(02) - Fisioterapeuta



Oficina Prática:Dinâmicas
No intervalo entre oficinas a educadora física Roseane Sampaio que secretária da terceira idade do Presbitério de Itabuna aplicou algumas dinâmicas para alongamento do corpo 



Oficina 06: Envelhecimento:o que todos precisam saber

                    Palestrante: Rev. Pinho Borges




17/06 – Domingo

No horário da Escola Dominical o Secretário Geral ministrou a Oficina : Envelhecimento: Diga não aos mitos e preconceitos.






Domingo : 18h - CULTO DE ENCERRAMENTO
O Workshop em Itabuna terminou com o culto de encerramento no domingo a noite com a pregação da palavra pelo Rev. Pinho Borges.  Na ocasião é entregue o Troféu REPAPI, ao Rev Humberto,  que registra a realização do Workshop pela Igreja.


AGRADECIMENTOS
         A Secretária Geral da Terceira Idade agradece ao Rev. Humberto Costa pelo apoio                                 ao evento e aos coordenadores Cirilo e Silvia pela logística do Workshop.
Ao Curso de Farmácia da UNIME
Ao Dr. Luiz Bezerra - Exmo.Juiz de Direito
Dr. Mateus Carneiro - Fisioterapeuta.

Dra. Thiara Souza - Psicóloga.

Agradece pela hospitalidade e hospedagem para com o Sgtti, Rev. Pinho Borges.


Nenhum comentário:

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS