quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Cuidado com a aposentadoria


CUIDADO COM A APOSENTADORIA - Todos precisam saber que o processo de aposentadoria é contingência do trabalho e não do envelhecimento.

A aposentadoria é trabalhista e resultada da contribuição financeira para a previdência social que cada pessoa realiza e não tem nada haver com o envelhecimento.

Com certeza conhecemos alguém que se aposentou ainda jovem por ter iniciado logo cedo a contribuição para a previdência.

O dito popular conscientiza: “Aposente a carteira profissional e não a vida”, pois quem aposenta a vida rejeita o conselho de Deus que nos chega através das palavras do salmista:

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça”[1].

Quem aposenta a vida atrofia o corpo e todos os seus dias serão de enfado e cansaço. Veja a aposentadoria com um complemento a longevidade que Deus lhe concede e não como momento de lamuria e sofrimento.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)



[1] Salmo 92,12 a15. …

Miserere.


O porão da vida

O Porão da Vida

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo. Ap 3,20

Queridos.

No passado, muitas casas possuíam porões, e todos sabemos que eles têm algo em comum.

Tudo quanto é bagulho, sucata, jornais velhos, coisas usadas e uma infinidade de coisas inúteis, tudo vai para o porão.

Talvez isso aconteça, por influência de um dito popular que diz: o que a gente não quer guarda sete anos.

É interessante, que no meio de toda essa tranqueira vivem animais e insetos nocivos à saúde; as teias de aranhas estão por todos os cantos e o odor que vem lá as vezes se torna insuportável.

Os porões serviam ou servem como esconderijo das crianças, principalmente quando fazem coisas erradas.

A Bíblia registra que Jonas, quando resolveu fugir da presença de Deus, tomou um navio e desceu para o porão e foi dormir (Jn 1:5).

No texto do Apocalipse 3,20, lemos que cada um de nós é uma casa onde Jesus quer entrar, cear conosco e até fazer morada. Às vezes, Ele bate, bate e ninguém ouve.

Faz algum tempo, li o relato a respeito de um garoto que, em companhia do pai, observava uma famosa tela que representava Jesus batendo numa porta fechada.

– Por que ninguém vem abrir a porta para Jesus?

Enquanto o pai pensava como responder, o menino exclamou:

– Já sei, papai! É porque a família mora no porão e ninguém escuta as batidas de Jesus.

É bem possível que isso esteja acontecendo conosco.

Não ouvimos as batidas de Jesus na porta do nosso coração porque estamos morando no porão da vida, em meio às "tranqueiras" e imundícies, entre filmes obscenos, novelas que promovem separações de casais e infidelidade conjugal, músicas mundanas e excitantes, coisas inconvenientes na internet.

E, à semelhança de Jonas, estamos no porão, despreocupados, enquanto o barco de nossa vida está prestes a submergir.

Queridos.

"Que se passa contigo? Levanta-te, invoca o teu deus" (Jn 1:6). O porão da vida não é bom lugar para um filho de Deus. Ali há muitos ácaros que podem comprometer nossa saúde moral e espiritual.

Enquanto estivermos escondidos num dos cantos do porão da vida, distraídos com coisas desprezíveis, será difícil ouvir as batidas de Jesus à porta do nosso coração.

E preciso deixar essas coisas sem valor.

É preciso sair do porão e ouvir as batidas de Jesus a porta do nosso coração.

É preciso sair hoje mesmo, do porão da indiferença e invocar o nome do Senhor.

Lembre-se.  "Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e Ele os livrou das suas tribulações" (Sl 107:6).

 


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS