terça-feira, 24 de maio de 2011

SGTTI NO NORTE DO PARANÁ

O município de Cambé está localizado no norte do Paraná  e limita-se com os municípios de Londrina, Rolândia, Prado Ferreira, Bela Vista do Paraiso, Jaguapitã e Sertanópolis; dista 358 Km da capital Curitiba. Possui uma área de 494.692 Km² com uma população de 96.733 habitantes da qual 11.318 são idosos; habitam em Cambé 7 idosos com idade igual ou superior a 100 de idade.
Nossa viagem começou na quinta-feira, 19 de maio e terminou na segunda-feira, dia 23 de maio, às 19h, com o retorno ao Recife.
Para chegar a Cambé precisamos fazer uma série de voos: Recife/Rio de Janeiro/ Campinas / Curitiba/Londrina.
 Já volta foi Londrina/São Paulo/ Brasília/ Campina Grande/Recife. Foi um período bastante gratificante nossa estada em Cambé. Ao desembarcar em Londrina o Rev. Aníbal Luís Pereira estava a nossa espera. Após identificação, pois era o primeiro contato pessoal com o pastor anfitrião, seguimos para nos encontrar com a esposa Denise e o filho, e junto almoçamos em Londrina.
À noite foi realizada a abertura do Workshop Envelhecimento Consciente no templo da Igreja Presbiteriana de Cambe que é jurisdicionada pelo Presbitério Grande Londrina, do Sínodo Londrina e é pastoreada pelo Rev. Aníbal. Participaram do evento irmãos das Igrejas Presbiterianas: Cambé, Comunidade Vida Nova, 2ª de Londrina, Vila Judith, Tamarana, Reviver, Ebnezer do Brasil, 4ª Jardim Bandeirantes e Astorga.
De inicio já percebemos que o evento foi preparado com muito zelo pelo Rev. Aníbal e seus colaboradores, pois os inscritos receberam um kit formado por pasta, caneta, estatuto do idoso e material de divulgação. A primeira oficina foi sobre a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa – REPAPI.  Após o termino da oficina foi servido um chá recheado de bolos e salgadinhos. Em seguida fomos para o hotel dormir, pois já fazia mais de 40 horas sem dormir desde o Recife.
21.05.2011 - No Sábado pela manhã, precisamente às 9h, retomamos as atividades do Workshop aplicando a segunda oficina que trata da Igreja e os Direitos da Pessoa Idosa, às 12h30min uma pausa para o almoço em restaurante nas redondezas da igreja e o retorno às 14h para a terceira oficina: A Necessidade do Cuidador. Como não tivemos a participação local para as outras oficinas o tempo de cada oficina foi maior o que possibilitou um número maior de intervenção dos participantes com várias perguntas. As 17h o evento foi encerrado com um coffe-black. No Workshop foram distribuídos exemplares do Estatuto do Idoso, da Cartilha Envelhecimento Consciente, e o CD-Legislação.
No domingo pela manhã (22) o Rev. Silas Couto, me apanhou no hotel e me levou para a Igreja Presbiteriana da Vila Judith a qual ele pastoreia, na cidade de Londrina. Lá realizamos a oficina: Antigo testamento e a Longevidade. Também foram distribuídos exemplares do Estatuto do Idoso. Na ocasião não contamos com a presença dos adolescentes e jovens porque os mesmos estavam num acampamento da igreja. Terminado os trabalhos pela manhã fomos até o acampamento para almoçar.
A noite fomos o pregador do Culto Vespertino na Igreja de Cambé, culto este em Ação e Graças pela celebração dos 93 anos de vida do presbítero Osias Stutz, carioca de nascimento e paranaense de coração. O irmão Ozias foi quem iniciou o trabalho da Terceira Idade na igreja de Cambé, tem 56 anos de presbiterado e está a 43 anos em Cambé, é casado tem duas filhas e uma neta. 
Segunda feira (21) iniciamos a viaje de retorno ao Recife na certeza de as sementes plantadas logo germinarão na região do norte do Paraná. Agradecemos ao Rev. Aníbal e Esposa e a todos que contribuíram pela hospedagem principesca que foi oferecida.

MAIS FOTOS
https://picasaweb.google.com/109744098593714944104/NORTEDOPARANA?authkey=Gv1sRgCOHQwu-XwLSwLw#

Acompanhamento de Matéria. MPV 1003/2020

Acompanhamento de Matéria. MPV 1003/2020 : Saiba por onde tramita as Matérias, referentes ao segmento da pessoa idosa no Senado Federal. Lem...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS