sábado, 5 de março de 2022

Projeto prevê benefícios para cuidadora de idoso não remunerada.


REPRODUÇÃO – “Projeto garante benefícios previdenciários para cuidadoras não remuneradas de idosos ou pessoas com deficiência. 
Para deputada, País ainda carece de políticas que compensem a prestação de cuidados, que frequentemente recai sobre mulheres. Carmen Zanotto: mulher sacrifica carreira para cuidar de pessoas dependentes. 
O Projeto de Lei Complementar 192/21 inclui a mulher cuidadora informal ou atendente pessoal não remuneradas como dependentes de segurados idosos ou com deficiência do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Assim, elas passarão, por exemplo, a ter direito à pensão por morte no caso de falecimento dos segurados. 
O texto em análise na Câmara dos Deputados considera cuidadora informal a mulher, membro ou não da família, que tenha assistido ou prestado cuidados básicos essenciais, sem remuneração, por pelo menos dois anos, ao segurado idoso, excluídos procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. A atendente pessoal tem as mesmas características, mas presta os cuidados à pessoa com deficiência. 
Autora da proposta, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) explica que hoje a legislação oferece proteção previdenciária, na qualidade de dependentes de segurados, aos cônjuges, companheiros, filhos menores de 21 anos, inválidos, ou que tenham deficiência intelectual ou mental grave, mãe ou irmã. “Quando não se enquadram nessas situações, mulheres que por vezes dedicaram toda uma vida à prestação de cuidados a pessoas idosas e com deficiência são deixadas à própria sorte, quando a pessoa que dependia de seus cuidados falece, tendo grande dificuldade em obter colocação no mercado de trabalho formal”, avalia Carmen Zanotto. 
Conforme o projeto, não será permitido o recebimento conjunto de mais de uma pensão deixada por cônjuge, companheiro ou segurado idoso ou com deficiência, ressalvado o direito de opção pela mais vantajosa. O texto insere as medidas na Lei 8.213/91, que trata dos planos de benefícios da Previdência Social. 
Tramitação – A proposta será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário. Reportagem – Lara Haje/Edição – Natalia Doederlein/ Fonte: Agência Câmara de Notícias” – CREDITOS.meuip

Amor e Compaixão


Jo 13,34 - Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros

Queridos. Vivemos numa sociedade industrializada e sem amor e que sem o toque de compaixão sincera, tem causado muitos problemas.

A unidade da família já não recebe tanto apreço. As pessoas vagueiam de cidade em cidade em busca de pouso vão abandonando relacionamentos estáveis, e com isso tem perdido de vista o valor de "suas próprias raízes".

Homem e mulheres navegam no moderno e se tornam presas fáceis das atrações ilusórias e vazias, neste mundo cão.

Estamos cada vez presenciando as perdas de valores e as pessoas são tratadas como coisas.

Quando acontecem os elogios em acontecem muitas vezes são em função das habilidades e do dinheiro; o a "fila anda” do dia a dia corrói e destrói a identidade.

Os relacionamentos pessoais do tipo “eu e o outro”, estão sendo trocado por o “eu e as coisas” principalmente nesta era de informatização.

Vou contar para vocês uma fabula que ilustra muito bem a importância do amor e da compaixão.

Conta-se que havia um sábio que morava em uma pequena vila e todos lá tinham o maior respeito por ele. Quando alguém tinha um problema, buscava seus conselhos.

Um dia quando estava falando para os moradores da vila ele prometeu que mostraria aos moradores da vila o caminho da felicidade. E pediu que lhe mandassem o morador que todos considerava a pessoa mais feliz dali.

Após a palestra, os moradores concluíram que a pessoa mais bonita, certamente, seria a mais feliz. Então, escolheram uma linda jovem e a enviaram ao sábio.

Ao vê-la, o sábio voltou as costas; seu silêncio foi uma rejeição.

Então o povo reuniu-se outra vez. Agora, a escolha caiu sobre a pessoa mais rica.

Escolheram a pessoa mais rica e o enviaram ao sábio que, ao ver a segunda opção ficou desanimado.

Conta a fabula que ele começou a andar no campo e várias pessoas o seguia.

De repente ele parou ao ver um menino que segurava nas mãos um pássaro morto e perguntou.

- Por que você chora?

Entre soluços, o garoto respondeu: eu achei esse pássaro fiz tudo para salvá-lo, mas está morrendo.

O sábio sorriu e falou para os que o seguiam: Eis o caminho para a felicidade, o amor aos outros e a tudo o que Deus fez. O que traz felicidade nem é beleza ou riqueza, mas o amor e a compaixão.

Estes são vitais para fazer florescer de uma vida feliz.

Esse foi o exemplo deixado por Cristo: amou-nos e teve profunda compaixão por nós. É desta forma que Ele quer que seus seguidores ajam: com amor e compaixão.

Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões:

Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões: Propriedades Medicinais: O confrei (Symphytum officinale) é conhecido por suas p...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS