quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Reunião da CPRSI


Reunião da CPRSIACONTECEU – O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, participou no dia 8 de fevereiro, da reunião Online da Comissão Permanente de Revitalização das Sociedades Internas (CPRSI). Participam da Reunião Secretários da UPH (Paulo Daflon), SAF (Niracy Bueno), UMP (Alexandre Henrique), UPA (Esdras), UCP (José Roberto), SNPI (Pinho Borges), além dos Presidentes das Confederações Nacionais de SAF (Ana Maria), UPH ( José Albrecht) e da UPA (Carlos Eduardo). A reunião teve objetivo a preparação do material a ser enviado para a próxima reunião do SC/IPB, que acontecerá no mês de Julho em Cuiabá/MT.

Salmo 20. Abençoador

Queridos.

Vindo logo depois de Salmo que revela a glória de Deus através do firmamento, este salmo procura nos mostrar que a salvação de Israel não vem de algo físico, mas de uma verdadeira comunhão com Deus. Porque dele vem o livramento nos dias de aflição

Assim como o Salmo 21, este tem características messiânicas. Fala do Cristo que controla todas as coisas, inclusive a morte.

É atribuído a Davi e tem como característica ser abençoador, tal como a bênção que o rei concederia ao seu exército à véspera de uma batalha.

Está dividido em três partes: (1) a bênção de Deus à batalha (v. 1-5); (2) a garantia da proteção divina (v. 6); (3) a afirmação de fé no Deus-Rei (v. 7-9).

Os versículos de 1 a 5 — O povo encoraja o rei, que tem qualidade para depositar a sua confiança em Deus nos dias de angústia, as vésperas ao dia de batalha. Mas se aplica a qualquer um de nós diante do dia aflitivo da nossa vida.

“Do seu santuário te envie socorro”. O povo acreditava que o auxílio divino provinha do templo de Jerusalém, mas na verdade, o auxílio provém de Deus; o santuário representava a morada terrestre de Deus. Um pedido a Deus para fortalece o rei, diante de uma guerra. Para nós pode ser uma oração de fortalecimento no momento de dificuldade.

Teus holocaustos. Os soldados prestes a ir para a guerra teriam realizado os sacrifícios necessários à confissão de pecados conforme determinava a Lei (Lv 1-7). No contexto imediato, a salvação é utilizada para descrever o livramento diário dos rigores da batalha e a vitória sobre o inimigo. Mas a libertação que o Senhor nos concede de nossos problemas espirituais merece o mesmo tipo de louvor. 

Quando somos fiéis a Deus, sempre seremos vencedores. Estender pendões e hastear bandeira, isso só é possível aos que tem domínio sobre o território. Sendo vencedor podemos hastear bandeira.

Embora seja um salmo messiânico, esta referência ao ungido é para o rei David; ungido de Deus para ser rei. O rei Davi era o ungido do Senhor (SI 18.50).

A expressão: ele lhe responderá do seu santo Céu com a vitoriosa força de sua destra. Exprime a maravilhosa libertação dos israelitas do Egito (SI 17.7; 44.3; 118.16; Êx 15.6). A tua destra, ó Senhor, é gloriosa em poder; a tua destra, ó Senhor, despedaça o inimigo. Uma posição de honra mencionado no Novo Testamento como sendo o lugar de Cristo.

Uns confiam em carros e outros em cavalos. A confiança deve ser só em Deus, pois em nada humano deve-se confiar.

No mundo usar o automóvel é uma maneira de afirmação social.

Confiar em carros e cavalos é uma tentativa de enaltecer algum valor que não pertence a pessoa; é algo tomado por empréstimo; nós cristãos sabemos que tudo isso é vaidade. s

Os Carros ou carruagens eram a principal arma da Antiguidade no campo de batalha. Os instrumentos de guerra eram meras ferramentas na mão de Deus, pois a batalha lhe pertence.

Que Deus pois te abençoe.


E-mail. Guia prático para idosos

Guia Prático: Como Facilitar o Uso do E-mail para Pessoas Idosas Com o avanço da tecnologia, o uso do e-mail tornou-se uma ferramenta indisp...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS