quinta-feira, 24 de março de 2022

SNPI no SPN

SNPI no SPN

ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, participou no dia 24 de março de 2022, do 1º Encontro de Liderança Regionais e Ex-alunos do Seminário Presbiteriano do norte (SPN), em Recife/PE. O evento aconteceu nas instalações do SPN e contou com a participação presencial do Rev. Roberto Brasileiro (Presidente do SC/IPB) e do Rev. Valdeci da Silva Santos (Sec. Nacional de Apoio Pastoral/IPB). e de forma virtual do Rev Francisco Leonardo Schalkwijk. Aos participantes foram oferecido um Coffee Break, almoço e janta.

Novo Nascimento

Novo Nascimento  - Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. (Tiago 1:18)

Queridos. Com a expressão das boas dadivas divinas, Tiago fala do fato de ter Deus nos gerados pela palavra da verdade, sendo isso uma “determinação espontânea e gratuita de Deus”.

Podemos perguntar, que nascimento é este? Que tipo de geração é esta?

Citaremos alguns pensamentos:

·      Pode ser o nascimento da humanidade, através da soberana ordem da Palavra de Deus.

·      Pode ser o nascimento de Israel, o povo de Deus. (Dt.32:18).

·      Pode ser o nascimento dos cristãos por meio da Palavra do Evangelho.

                   Com relação nascimento dos cristãos por meio da Palavra do Evangelho, podemos dizer o seguinte:

1.  Primícias - Este termo é usado para os cristãos (2Ts.2:13/Ap.14:4). A idéia do cristão ser primícias de uma criação redimida encontra seu correspondente em Rm.8:19-23.

2.  O verbo GERAR (v.18) forma um contraste com o V.15. Favorecendo a idéia da vida espiritual em comparação com a morte espiritual.

3.  Palavra Verdade - refere-se ao Evangelho (2 Co.6:7/ Ef.1:13/Cl.1:5).

Podemos deduzir no escrito de Tiago que o Novo Nascimento é a boa coisa que Deus nos concede. Este Novo Nascimento é motivado pela soberana determinação de Deus, cujo querer é invariável e o instrumento pelo qual Deus realiza este nascimento espiritual é a Palavra da Verdade; o propósito deste nascimento é que os cristãos permaneçam como sinais (primícias) do plano redentor de Deus.

Queridos. Os Ensinamentos do versículo em tela é que vida precisa de renovação. É mister um Novo Nascimento.

Que este Novo Nascimento gera as primícias, que implica na obra redentora de Jesus. E que esta renovação vem exclusivamente da parte de Deus, embora o homem tenha responsabilidade com ela.

Aprendemos que a transmissão da vida vem de Deus, pois Ele nos dá de sua própria vida (Jo.5:25-26). Que a regeneração é um ato da vontade divina, bem como um presente de amor (Jo.3:16).

Aprendemos que o meio usado no processo de regenerar é a Palavra. A mensagem do Evangelho é sempre usada pelo Espírito Santo para conduzir o homem a presença de Deus, pois não possuímos meios mágicos para transmitir graça; o Espírito Santo é quem opera usando a Palavra da Verdade.

Como cristão devemos depositar nossa confiança em Jesus, aquele pelo qual nós nascemos outra vez. Um novo nascimento não no aspecto físico, mas de forma espiritual.


Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013

Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013: Acompanhe o Andamento das Propostas para o Bem-Estar dos Idosos na Câmara dos Deputados. É fund...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS