sábado, 17 de setembro de 2022

Origem do termo anjo

Origem da palavra: anjo.

Queridos. A etimologia da palavra anjo é “Aquele que transmite uma mensagem, mensageiro; sugere a ideia de ofício e aparece 108 vezes no Antigo Testamento e 175 vezes no Novo Testamento.

São seres pessoais dotados de liberdade moral, a serviço do bem-estar dos homens (Hb. 1:14 “Porventura não são todos eles espíritos servidores, enviados para servir aos que devem herdar a salvação?”).

Estes seres celestiais são mais elevados do que os homens em dignidade (Hb.2,7. “Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste”.  E que por natureza é chamado de filho de Deus (Jó 1,16. “Certa vez, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles veio também Satanás”).

Pelo seu caráter são chamados de santos (Jó 5:1 “Grita, para ver se alguém te responde. A qual dos santos te dirigirás?).

No Velho testamento eles aparecem após o cativeiro da Babilônia, foi lá que os judeus desenvolveram sua angelologia.

No Novo Testamento, Jesus faz diversas alusões a seres angélicos; e no início da era Cristã havia crença nos anjos bons e nos anjos maus.

Ambos foram criados bons por Deus, mas abusaram de sua liberdade e se afastaram de Deus. Segundo a tradição judaica por não quiseram obedecera a ordenança de servi aos homens.

No passado as pessoas começaram a odorar os anjos, mas o Concilio de Laudiceia no século IV dC, condenou essa atitude.

Na Idade média, o pensamento era que os anjos têm corpo celeste e algumas pessoas defendiam que eles não tinham corpo e aparecia temporalmente com o propósito de transmitir as revelações que Deus.

Na Idade Medieval criou-se a ideia de Anjos da Guarda, apesar de não haver fundamento bíblico. Mas a Reforma Religiosa, do século 16, tanto Lutero como Calvino tiveram conceitos lúcidos sobre o mistério dos anjos.

No século 18, Racionalismo negou a existência dos anjos, e alguns teólogos viram os anjos apenas como um símbolo da presença de Deus.

Queridos – A crença na existência dos anjos relaciona-se com a maneira de aceitarmos a palavra de Deus. É bom buscar no Espírito Santo discernimentos para uma melhor interpretação da Palavra de Deus acerca dos Anjos.

 

 


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS