quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Anjo. Criação


Anjo: criação e preservação - Gn 1:31.

Queridos. A Bíblia revela que Deus é o criador de todas as coisas. Cremos que o universo espiritual e seus seres angelicais foram criados por Deus e tudo que foi criado está sujeito a Cristo escreveu Paulo aos Cl.1,16.

Quanto a criação dos anjos, a Bíblia mostra que os anjos foram criados por Deus (Sl.148:2-5). Logo podemos afirmar com segurança que os anjos não são eternos, nem auto existentes. Algumas pessoas usam Jó 38,7, para afirmar que os anjos foram criados antes do universo material. Esta ideia não tem sustentação bíblica, do ponto de vista exegético; do ponto de vista bíblico os anjos são parte da criação de Deus (Ex.20:11).

Quanto a preservação dos anjos, eles não estão sujeitos à morte e nem a qualquer tipo de extinção natural; sendo criação direta de Deus os anjos desfrutam de um relacionamento direto com o Criador. Eles representam a mais importante criação das esferas descritas em Cl 1:16-17, criados por Cristo e para Cristo, para o louvor, a sua glória e a sua majestade.

São considerados seres espirituais incorpóreos, mas a tradição judaica afirma que os anjos têm corpo de fogo. A Igreja medieval ensinou que os anjos são seres espirituais puros. A Reforma Protestante disse que eles têm corporeidade sutil e pura, ou seja, são seres espirituais puros.

Na Bíblia os anjos são definidos com espírito (Mt.8,16 e Ef.6,12); não tem carne nem corpo (Lc.24,39); não se casam (Mt 22,30); podem estar presente em espaço circunscrito (Lc.8:30) e são invisíveis (Cl.1:16).

Com relação a aparência elas são simbólicas com em Ezequiel e Apocalipse. Não podemos dizer por estes textos que os anjos são dessas formas, em aparência de homens (teofania).

Queridos. Os anjos foram criados por Deus no princípio, quando Deus criou os céus e a terra, embora o espírito não seja eterno, por si só, não podem existir ou deixar de existir.


Cuidado com a audição


CUIDADO COM A AUDIÇÃO[1] – “E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura”. Todos precisam saber que a surdez não é consequência do envelhecimento. O texto acima é a forma poética com a qual o hagiógrafo representa a perda da audição que em muitos casos diminui com o passar dos anos.

Vários são os fatores que contribuem para a perda da audição: barulho excessivo, inflamações causadas por agentes externos, envelhecimento das células, entre outras. A audição é afetada tornando-se menos sensíveis por causa da degeneração dos nervos auditivos o que implica na necessidade da repetição e/ou aumento na altura da voz.

O som da moagem é baixo, isto significa que não havendo dentes a comida clique aqui precisa ser líquida ou pastosa para ser digerida e isto faz pouco ou nenhum som.  

Antes de decretar a surdez de uma pessoa é bom esgotar todos os recursos. 

Um colega contou que seu avô reclamava da surdez, levado ao médico, foi prescrita uma lavagem dos ouvidos. Resultado. Depois da limpeza seu avô começou a reclamar do “barulho da bateria no momento de louvor na igreja”. Cuidar da audição é para todas as idades principalmente as pessoas idosas.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)

 [1] “E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem”


SNPI no SPN em Recife

SNPI no SPN em Recife:

ACONTECEU – A Secretaria Nacional da Pessoa Idosa (SNPI) da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) esteve presente na pessoa do Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa (Snpi), as homenagens que as Sinodais de SAFs Central e Agreste de Pernambuco fizeram aos seminaristas do Seminário Presbiteriano do Norte (SPN), na manhã do dia 14 de setembro de 2022.
 O Evento aconteceu nas instalações do referido seminário na cidade do Recife, em comemoração ao Dia dos Seminaristas e Seminários da IPB. 
Após uma breve devocional os homenageados receberam os tradicionais “Mimos/Frutas regionais” das referidas Sinodais.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS