segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Telemedicina autorizada pelo CFM


Telemedicina autorizada pelo CFM: O Conselho Federal de Medicina (CFM), publicou a Resolução nº 2.314/2022, que autoriza e regulamenta o uso de Novas Tecnologias de Comunicação para que os seus associados possam atender os seus cliente a distancia em todo Brasil, através da chamada Telemedicina, ou Atendimento Médicos à Distância. Durante a pandemia do Covid 19, se multiplicaram os atendimentos através de chamada de vídeo, por todo o país. 
Com a sobre sobrecarga do Sistema de Saúde e obrigatoriedade do distanciamento social a telemedicina foi ganhando espaço nesse universo hibrido e as novas tecnologias se tornaram instrumentos do dia a dia do setor médico. Como a pratica precisava ser regulamentada, foi apresentado o Projeto de Lei nº 1.998/2020, na Câmara Federal, concedendo ao Conselho Federal de Medicina regulamentar os procedimentos mínimos para a prática. 
O objetivo da Telemedicina é permitir o acesso à saúde pela forma remota principalmente nas áreas mais distantes dos Centros Médicos e vai eliminar em muito a necessidade de locomoção das pessoas idosas, entre outros. Em uma outra Resolução do Conselho Federal de Medicina a de Nº 2.314/22, ficou estabelecidas normas sobre a Telemedicina. Como a capacitação dos médicos, o formato para digitalização, e como manusear o prontuário do paciente. 
Além da utilização de assinaturas eletrônicas e a emissão de documentos médicos eletrônicos. O bom disso tudo é que você poderá se consultar com seu médico em qualquer parte do Brasil e o médico poderá está autorizado a atuar em todo o Território Nacional. 
 FONTE: Agência Câmara de Notícias”. Foto: verbaska/DepositPhoto

Cuidado com a solidão


CUIDADO COM A SOLIDÃO - Todos precisam saber que a solidão oriunda do desamparo não é fruto do envelhecimento.

A solidão que maltrata a pessoa idosa está na falta de amor da família que não está preparada para vivenciar o envelhecimento como benção de Deus. Precisamos amar os nossos idosos. No livro de Gênesis lemos sobre um belo exemplo de um idoso que não foi desamparado pelo filho.  Apressai-vos, subi a meu pai e dizei-lhe: Habitarás na terra de Gósen e estarás perto de mim. Aí te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome[1]. A recomendação divina é que a família cuide do seu idoso. “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente[2]. Antes da Constituição Federal e o Estatuto do Idoso, a Bíblia já prescrevia que o cuidar da pessoa idosa é responsabilidade da família; mas como o homem não é muito ligado nos ensinos divinos, Deus em sua infinita sabedoria institui leis civis para que seu mandar seja obedecido.

Em alguns casos a pessoa idosa é desamparada porque não soube plantar a semente da felicidade e no envelhecimento colhe os frutos da amargura, solidão e abandono.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)



[1] Gênesis 45, 9.

[2] I Timóteo 5,8.


O dia que a guerra acabar


Apoc. 17,14...A guerra terminar

Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com Ele -  Apoc. 17,14.

Queridos. Li a respeito de um soldado alemão chamado Hans, que serviu no front ocidental, e que ele jamais esquecerá o dia em que a Segunda Guerra Mundial terminou; foi no dia 6 de junho de 1944. Ele tinha lutado por anos no “orgulhoso e aparentemente invencível” exército de Hitler. Mas, agora, sentia-se como um idoso.

Hans foi capturando por soldados britânicos quando estava escondido no meio de alguns arbustos; quando tentava voltar até as linhas alemãs, sendo levado até a praia. Quando amanheceu, ele viu algo que mudou a sua cosmovisão de prisioneiro de guerra.

Espalhada por sobre o mar estava a frota invasora, navios e mais navios de guerra lado a lado, quase sem espaço sobrando. Olhando para a praia, Hans viu soldados, armas, tanques, munição e veículos, tudo sendo descarregado em um fluxo contínuo, que parecia não ter fim!

Pensou. Quem poderia resistir a tamanha invasão? Respirou aliviado e disse para si mesmo que era um homem de sorte. Era o "Dia D", de 1944, havia apenas um lado onde estar, o lado da armada dos Aliados que se lançou sobre a Europa.

Querido. Você já teve a sensação de que faz parte de uma guerra, de algum conflito prolongado, em sua vida pessoal? Você já se sentiu desgastado pelo sofrimento aparentemente sem-fim do nosso mundo?

Nunca se esqueça que no livro do Apocalipse está descrito o dia glorioso quando os exércitos vitoriosos de Deus descerão do Céu e a guerra terminará.

Apocalipse 17:14 descreve as forças do inferno guerreando com o Cordeiro, e declara: "O Cordeiro os vencerá." Apocalipse 19 declara: "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça."

Nenhum poder na terra ou no inferno pode levantar-se contra os exércitos de Deus. Todas as forças do mal são impotentes em Sua presença. Um dia, a grande guerra terminará. Jesus reinará para sempre como Rei dos reis e Senhor dos senhores. A Sua justiça, e a  Sua verdade vencerão.



Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS