terça-feira, 22 de março de 2022

Fugindo do mau

                

Texto: Tiago 1:14-15...Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Queridos. A pessoa que enfrenta adversidade não deve tentar se desculpar pelo fracasso em resistir à tentação culpando a Deus, porque a tentação vem da própria cobiça.

O que é cobiçar? É desejar, ambicionar, é ser ganancioso.

É bom saber que nem sempre a cobiça é negativa (Lc.22:15 - E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça) e Fl.1:23 (Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor).

A cobiça só é negativa quando é carnal, egoísta e ilícita, porque cobiça não é só paixão carnal.

Tentado e engodado. Tentado tem o sentido de alguma coisa que arrasta pela força. Já engodado sugere a atração exercida pela isca; a cobiça é como um anzol com sua isca, que primeiro atrai e depois arrasta. Se não oferecemos resistência a atração superficial, certamente seremos fisgados.

Tiago não nega a ação do tentador, mas acentua a responsabilidade individual pelo pecado. Bengel diz: “até mesmo as sugestões do demônio não representam perigo, antes que elas se tornem nossas”.

A concupiscência em si mesmo não é pecado. Concupiscência significa desejo ardente de bens materiais; ela só é pecado quando por um ato da vontade própria cedemos a sua atração, é neste ponto que surge o pecado.

Usando a figura do nascimento e do amadurecimento, Tiago, escreve que a concupiscência é a mãe que dar à luz ao pecado (filho) e este filho atingido a maturidade gera a morte.

Ele também trata a cobiça como uma mulher sedutora que tenta enganar o crente, levando-o a uma união adultera e que provoca a morte referenciando-a com o papel desempenhado pela “mulher adultera” descrito em Pv.5:9 (Para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida); pois ela os seus convidados a profundezas do inferno como diz Pv.9:18 (Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno).

Queridos. Lembrem-se das palavras de Tiago: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.


Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013

Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013: Acompanhe o Andamento das Propostas para o Bem-Estar dos Idosos na Câmara dos Deputados. É fund...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS