sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Razões para amar


Tema: Razões para Amar.

Texto 1a.. João 4:7-21.

No capítulo 4, João faz o contraste entre o Espírito Santo e o Espírito maligno. O Espírito Santo dá testemunho da divindade de Jesus e leva as pessoas a confessarem que Jesus Cristo é o filho de Deus.

A partir do V.7, João volta a falar de amor.

No capítulo 2, João falou do amor relacionado com a luz verdadeira.

No capítulo 3, disse que o amor é uma evidência de a pessoa é salva. (3:14-15 Nós sabemos que fomos transferidos da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama, permanece na morte. Quem odeia o irmão é homicida. E sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna.).

E neste texto João fala sobre as razões que temos para amar.

O AMOR É DA NATUREZA DIVINA – .

a)      Procede do Pai (v.7” Queridos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus e quem ama nasce de Deus e conhece a Deus..) Quem ama se torna amigo de Deus. O amor é produtivo e não é sentimentos carnais. O amor serve ao invés de ser servido pois vem de Deus.

b)      Deus é Amor (v.8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor) – Se Deus fosse só justiça estávamos debaixo de sua ira. SE o amor procede dele é porque Ele é amor. Já temos uma boa razão para amar.

RESPOSTAS DO AMOR DE DEUS (9-11” O amor de Deus para conosco se manifestou por ter enviado ao mundo seu Filho unigênito, a fim de vivermos por ele. 10 Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ele nos ter amado e enviado seu Filho para expiar nossos pecados. Queridos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros.)

Deus é a fonte de amor e nos possibilita a ter esse amor  ter  esse amor através de Cristo que vive em nós.

A)    Fomos criados imagens e semelhanças de Deus por isso temos inteligência, sentimento, mas o pecado quebrou essa semelhança mas só o amor de Deus pode recuperar essa semelhança.

B)    Ele nos amou primeiro (v.9;19) – Nosso amor deve ser um reflexo do amor de Deus. Isso se deve a presença de Jesus em nós porque ele nos capacita a amar como Ele amou.

CONSEQUÊNCIAS DO AMOR (v.12-21)

a) Deus permanece em nós (v.12-16). No Velho Testamento lemos em Ex. 33:20. Quando há o amor de Cristo se tem um canal permanente que é Deus em nós.

b) Um amor maduro (v.17-21) que:  1) nos dá confiança pois quando amamos, obedecemos a um mandamento (v.21); 2) Que acaba com o medo (v.18), porque no amor não há lugar para medo, porque o medo provoca tormento e o amor nos dá segurança, liberdade e perdão.

O amor deixa o caminho aberto para as criticas porque mesmo sendo de natureza divina e nos  dar respostas que nos fazem compreender que se estamos em Deus somos experimentadores desse amor.


Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões:

Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões: Propriedades Medicinais: O confrei (Symphytum officinale) é conhecido por suas p...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS