quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ENEM 2010: 4.268 IDOSOS FIZERAM O EXAME

Brasília (26.01.2011) – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou a inscrição de 4.268 mil candidatos idosos em 2010. Embora o número ainda seja pequeno, dentre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram o exame é muito significativa a participação de pessoas idosas no evento. Segundo a Agência Brasil “Entre os 100 participantes mais idosos da prova, as idades variaram entre 64 e 76 anos que se misturaram aos jovens vestibulandos na disputa de vagas em universidades públicas”.
O Enem 2010 registrou que Nélia Albuquerque, com 76 anos, residente no Rio de Janeiro, era a pessoa mais idosa para as provas. Nélia que tem seis netos e três bisnetos, declarou que decidiu participar da prova por insistência da família ela parou de estudar na mocidade, mas no ano de 2008 resolveu frequentar turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e assim concluiu o Ensino Médio; no Enem o seu resultado foi satisfatório pois fez mais de 450 pontos em todas as provas; se ela quiser pode tentar uma vaga nas Universidades Públicas ou Particulares através de bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para ter resultado satisfatório no Enem o candidato precisa alcançar um mínimo 500 pontos na prova de Redação e 400 pontos nas demais.
Em entrevista à Agência Brasil, Fernando Haddad, ministro da Educação, declarou que o Enem é uma: “chave-mestra que abre muitas portas. Além de permitir aos jovens de altíssimo desempenho conquistar uma vaga em um curso de medicina de elevada demanda, o Enem possibilita, com a mesma prova, que uma pessoa humilde com quase 80 anos certifique a conclusão dos estudos e volte a sonhar com perspectivas educacionais".
Isso mostra que nunca é tarde quando se quer conquistar um objetivo. O índice de idosos analfabetos ainda é grande no Brasil. Notícias como estas nos mostram que as portas estão abertas apesar do cansaço e enfado para alguns. Vamos motivar nosso idoso a estudar e assim ter uma melhor qualidade de vida educacional. Se sua Igreja tem instalações disponíveis utilize-as e colabore para diminuir o fosso educacional que existe em nosso país.

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS