sexta-feira, 23 de março de 2012

WORKSHOP EM MIGUEL CALMON - BAHIA

Miguel Calmon é um município baiano localizado na região da chapada-norte baiana, distante de 360 Km da capital Salvador. A região era habitada por tribos indígenas, principalmente a dos "paiaiás". Por ser uma região de plantação de cana de açúcar, foi nominada de Fazenda Canabrava.

O Workshop Envelhecimento Consciente no município de Miguel Calmon foi promovido pela Secretaria da Terceira Idade do Presbitério Noroeste da Bahia/Sec.Rev. Ermilton Gonçalves em parceria com a IPB em Miguel Calmon/Rev. Josinaldo Martins e da SGTTI -IPB.  
Sexta feira (23) - As atividades relacionadas ao Workshop teve início com a participação do Sgtti, Rev. Pinho Borges no programa radiofônico da IPB em Miguel Calmon, que é dirigido pelo Rev. Josinaldo Martins e foi ao ar na manhã da sexta-feira através da Canabrava FM. Durante a entrevista o Rev. Pinho Borges informou sobre o trabalho da Secretaria Geral da Terceira Idade no Brasil e como seria o evento em Miguel Calmon.


O Workshop teve início na noite da sexta feira, às 19h30min com uma devocional dirigida pelo Rev. Josinaldo Martins, pastor da igreja hospedeira, após o exercício devocional e apresentação, o Rev.Pinho Borges, ministrou a palestra magna: Construindo a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa.
PALESTRA DE ABERTURA
O interesse da igreja pelo Workshop fez com que idosos e pré idosos comparecessem a abertura do evento. 

Sábado (24) - Os trabalhos do sábado teve início com a recepção dos irmãos vindo de outras as cidades com o Café de Manhã, inscrição e recebimento do material distribuído pela SGTTI. 
PARTICIPANTES INSCRITOS
Participaram do evento irmãos das Igrejas Presbiterianas de Miguel Calmon, Piritiba, Pintadas, Mairi, Jacobina e Várzea do Poço, além de membros das Igrejas Assembleia de Deus, Evangélica Congregacional e Católica.

Registramos também no evento a presença de Fran Rios, a criadora da nossa logomarca, que é membro da IPB de Mairi. Assim como a presença do Sr. Marcílio Requião, Secretário de Ação Social do Município de Miguel Calmon.
O Workshop contou com a participação musical do Grupo Idoso Feliz da IPB de Mairi que é coordenado por Lícia  Almeida (esposa do Rev. Ermilton) que apresentou dois números musicais.
Além do Estatuto do Idoso e a Cartilha REPAPI os participantes receberam o Certificado de Participação. 
Destacamos também o disposição e empenho da equipe que cuidou da alimentação desde o Café da manhã, almoço e lanches.

Domingo(25) - O encerramento das atividades do Workshop
aconteceu no domingo pela manhã, no horário da escola dominical que o Rev. Pinho Borges, ministrou a oficina: Relacionamento entre jovens e idosos. Após a palestra o Sgtti entregou em nome da SGTTI a placa alusiva a realização do evento ao pastor da igreja.  

A passagem do Sgtti em Miguel Calmon terminou com a ministração da palavra no Culto Vespertino. A SGTTI agradece a todos que contribuíram com o evento, ao Presbitério Noroeste da Bahia, na pessoa do Rev. Ermilton, a Igreja Presbiteriana de Miguel Calmon, na pessoa do Rev. Josinaldo e esposa, aos quais devotamos nosso voto de consideração e apreço pela hospitalidade dispensada ao Sgtti.

Considerações: "A Igreja Presbiteriana em Miguel Calmon foi ricamente abençoada com a realização do Workshop "Envelhecimento Consciente". Louvamos a Deus pela vida do Rev. Pinho Borges que se dispôs à estar conosco e como instrumento nas mãos do Deus todo poderoso nos trazer preciosas lições sobre o tema supracitado". Rev. Josinaldo Martins Lopes, Pastor efetivo da Igreja Presbiteriana em Miguel Calmon.
"Parabéns pela organização do evento. Amei ter participado e descobrir que faço parte do grupo de "pré-idoso", mas pretendo assumir a próxima fase "idosa", assim que esta chegar. Este evento precisa acontecer em todas as igrejas do Presbitério, pois creio que seja a melhor forma de sensibilizar a igreja para a implantação de um trabalho com idosos".Edinicia Oliveira. Membro da IPB Jacobina. 

COMO ENVELHECER SEM SE TORNAR VELHO!


BRASIL, CAMINHANDO PARA SER UM PAÍS DA TERCEIRA IDADE

COMO ENVELHECER SEM SE TORNAR VELHO! 

Abraão já era velho, de idade bem avançada, e o Senhor em tudo o abençoara. Gênesis 24.1 NVI

Queridos internautas,

É fato inconteste que nosso país caminha para os próximos vinte anos a se tornar um país de maioria de cidadãos idosos (veja os dados do último censo
<http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/04/percentual-de-idosos-na-populacao-segue-em-crescimento-diz-censo.html>, in 22/03/12). Já fomos um país jovem, hoje somos um país com equilíbrio de jovens, adultos e idosos, e dentre de pouco tempo (se essa linha da expectativa de vida permanecer em ascendência) seremos como muitos países da Europa e da América do Norte, um país de idosos.
Isso é bênção! Porque Deus está abençoando nosso povo com longevidade, o brasileiro esta vivendo mais.
O que precisamos saber é se estamos ou vamos viver melhor. Será?
O que podemos fazer como sociedade organizada, igreja do Senhor, e cidadãos de bem para o planejamento do nosso futuro? Afinal, a minha geração, a dos 40, em vinte anos, se Deus permitir vivermos, seremos a geração dos 60. E a geração dos 60 alcançará a geração dos 80, e assim por diante.
É possível envelhecer sem ficar velho? Ter um coração e uma mente jovem?
É possível se tornar idoso com qualidade de vida e alegria no coração? Ter um corpo saudável e manter o bom humor que dá tempero agradável a vida?
Pensando nestes temas, a Igreja Presbiteriana do Brasil, através de sua Secretaria Geral do Trabalho da Terceira Idade, sob a liderança competente do Rev. Reginaldo José de Pinho Borges, vêm desenvolvendo vários Workshops em diversas regiões do Brasil levando palestras, oficinas, debates e informações, não somente aos idosos de nossas igrejas, mas a juventude e adultos, visto que estes precisam também compreender a "Teologia do Idoso", a dinâmica psicossocial que envolve estes, e se prepararem também, despindo-se dos mitos do envelhecimento para o planejamento de uma vida abundante e plena em Cristo Jesus.
Nos dias 13 e 14 de Abril de 2012 (sábado e domingo), o Presbitério Belo Horizonte (PBHZ), através de sua Secretaria de Causa da Terceira Idade, em conjunto com Secretaria Geral do Trabalho da Terceira Idade do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, dentro das várias atividades ligadas as comemorações do Centenário da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, receberá esse Workshop que será aberto a todas as igrejas de nossa cidade, presbiterianos e demais irmãos da família evangélica cristã.
Abaixo estou transcrevendo um modelo de projeto simples, mas eficaz, para criação de grupos de apoio a Terceira Idade, que podem ser criados em igrejas, presbitérios, associações, etc. Extraí este modelo do Blog do Trabalho da Terceira Idade da IPB, de autoria do Rev. Reginaldo Borges. 
http://idosonewsipb.blogspot.com.br/p/cartilha-envelhecimento-consciente.html .

Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013

Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013: Acompanhe o Andamento das Propostas para o Bem-Estar dos Idosos na Câmara dos Deputados. É fund...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS