terça-feira, 13 de setembro de 2022

Angelologia



ANGELOLOGIA - Gn. 22:11 “Mas o anjo do Senhor gritou-lhe dos céus, dizendo: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Aqui estou!”.

Queridos. Embora seja dispensável para nossa estrutura de fé, a doutrina dos anjos, nos enriquece sobre a grandeza de Deus. Chamamos de angelologia, a doutrina que trata dos anjos.

Em Daniel 10,13, lemos: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me fez oposição durante 21 dias, até que Miguel, um dos príncipes de primeira categoria, veio em meu socorro, e eu o deixei lá diante dos reis da Pérsia”.

A crença nos anjos tutelares nos parece estranha, mas na época supunha-se que cada anjo devia defender e apoiar o país e o povo a ele confiados.

Miguel, Gabriel e Rafael são anjos tutelares em Israel, por isso o ‘príncipe da Pérsia’ é o anjo tutelar deste país.

Em Josué. 5:13-15. Lemos “Estando próximo de Jericó, Josué levantou os olhos e viu que à sua frente estava um homem em pé, com a espada desembainhada na mão. Josué foi até ele e perguntou: “És a nosso favor, ou a favor dos nossos adversários?”

Ele respondeu: “Sou chefe do exército do Senhor, e acabo de chegar”.

Então Josué prostrou-se com o rosto por terra e o adorou.

Depois perguntou-lhe: “O que diz o meu Senhor ao seu servo?

O chefe do exército do Senhor respondeu a Josué: “Tira as sandálias dos pés, pois o lugar em que pisas é sagrado”.

O anjo com a espada recorda o anjo exterminador (Ex 12).

O exército do Senhor que acompanhou o povo no deserto.

Sua mensagem são as estrelas e o exército de Israel na terra.

Este anjo é o próprio ‘acabo de chegar’, significando a salvação.

O sair do Egito e chegar à Terra: Deus tirou seu povo da escravidão e o fez chegar à Terra. O anjo repete a Josué as palavras que o Senhor dirigiu a Moisés.

A Terra é sagrada, porque é a terra do Senhor que foi entregue ao povo.

O primeiro encontro na Terra Prometida é com o Senhor. “Quando o Altíssimo distribuiu a herança entre as nações, quando espalhou o gênero humano, fixou os limites dos povos segundo o número dos filhos de Deus”.

Isaias. 24,21 "Naquele dia o Senhor visitará o exército do alto, no alto, e os reis da terra, na terra. Apocalipse  2-3 “Ao anjo da igreja de Éfeso escreve: Eis o que diz aquele que tem em sua direita as sete estrelas e anda no meio dos sete candelabros de ouro:

 


Cuidado com a visão

Cuidado com a visão

CUIDADO COM A VISÃO [1] – “E se escurecerem os que olham pelas janelas”. Todos precisam saber que a perda da visão não é consequência do envelhecimento. 

No texto, as janelas representam os olhos que começam a perder a visibilidade tornando-se cada vez mais turva, motivada pela degeneração da íris, do aparecimento da catarata, do glaucoma, da diabete, da degeneração macular, do descolamento de retina etc. Mas, nem todo idoso perde a visão. Moisés tinha “a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor”; embora outros personagens bíblicos como o patriarca Isaque e o profeta Aias perderam a visão ao envelhecer diferentemente de Moisés. Segundo a literatura médica duas doenças são as que mais criam problemas relacionados à visão; a degeneração macular que está relacionada com o envelhecimento do corpo e pode ocorrer em qualquer pessoa embora seja mais frequente em pessoas com mais de sessenta anos; e a retinopatia diabética que se não tratada leva à cegueira. 

Estima-se que 5% dos diabéticos terão problema com a visão se não controlarem a doença. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)[2] estima que no planeta 180 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência visual; no Brasil a estimativa é de 4 milhões de deficientes visuais. Preocupadas com estes números alarmantes, a OMS em meu ip conjunto com a IAPB (International Agency for Prevention of Blindness) criaram o “Plano Visão 2020: o direito de ver” que prever erradicar as causas de cegueira em nível mundial em 16 anos. Segundo o Dr. Miguel Padilha [3] as causas mais comuns de cegueira no Brasil são defeitos refrativos, catarata, glaucoma, retinopatia diabética e trauma ocular; ele também alerta para outra doença ocular que começa a exigir atenção a partir dos 70 anos: a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI). 

O Oftalmologista ainda informa que “70 a 80% da cegueira provocada por aquelas alterações pode ser prevenida ou curada. Após os 60 anos a catarata surge como a maior causa de baixa de visão. Graças aos modernos recursos cirúrgicos hoje disponíveis, as chances de recuperação visual plena após uma cirurgia bem conduzida se aproximam dos 100%”. 

Cuidar dos olhos é cuidar do corpo e independe da idade, por isso trate bem dos seus olhos para que no envelhecimento você possa conseguir colocar a linha numa agulha de costurar. 

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)

[1] Eclesiastes 12,2. – “Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir às nuvens depois da chuva”. 

[2] http://sboportal.org.br/sbo/scripts/ap/destaques/3.asp 

[3] O Dr. Miguel Ângelo Padilha é Membro da Comissão de Prevenção da Cegueira do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Inclusão Digital para Idosos


Inclusão Digital para Idosos

REPRODUÇÃO – “O Projeto de Lei 1395/22 cria o Programa de Inclusão Digital para Idosos com o objetivo de oferecer acesso a cursos de inclusão digital nas entidades públicas de acolhimento de idosos. O texto confere caráter obrigatório ao programa. A proposta autoriza parcerias com universidades, organizações religiosas, organizações não governamentais e outras entidades. 

Entre os objetivos previstos no projeto estão fazer a inclusão da pessoa idosa, para o uso das novas tecnologias da informação; promover a socialização; permitir o acesso à informação; e tornar as pessoas mais independentes e dentro das possibilidades fazê-las produtivas para si mesmas; entre outros. 

O autor da proposta, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), justifica o texto porque muitos idosos ganham ou até compram aparelhos celulares e computadores, mas não sabem como utilizá-los. “O presente programa tem o intuito de inserir os idosos no mundo digital pois, além de proporcionar uma atividade cultural, é de suma importância que os mesmos se sintam produtivos para si próprios”, defende Frota. 

Tramitação –   O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Reportagem – Luiz Gustavo Xavier/Edição – Ana Chalub/Fonte: Agência Câmara de Notícias”. Imagem: Intenet.

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS