domingo, 3 de julho de 2022

IPB Calvário – São Luis/MA


IPB Calvário – São Luis/MA
ACONTECEU – Em parceria com o Presbitério de São Luis no Maranhão, a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil realizou um Encontro da Pessoa Idosa, nas instalações da Igreja Presbiteriana do Calvário em São Luis, que é pastoreada pelo Rev. João Eça. 
Na ocasião o Rev. Pinho Borges, ministrou a palestra: Estou envelhecendo: vivo bem apesar dos pesares.  Com base no texto do Salmo 102,3-9, mostrando que é necessário vencer a inatividade apesar dos pesares e limitações que o envelhecimento desenvolve. 
Os participantes receberam como brindes o kit Repapi (boné, caneta, Estatuto do Idoso). O Secretário Nacional, agradece ao Presbitério de São Luis, pela hospedagem e hospitalidade que recebeu do colendo Concilio na pessoa do Rev, Ismael Vilas Boas.



Capaz de amar

Capaz de amar.  Lucas 19, 28-44

Queridos. Com a chegada de Jesus a Jerusalém e os acontecimentos da semana pois havia chegado o fim da jornada que havia começado na Galileia.

Tudo converge para Jerusalém, pois é lá que vai irromper a salvação de Deus.

Em Jerusalém, Jesus vai realizar o ato enunciado em Nazaré: a sua entrega, do seu amor afirmado até à morte, vai nascer esse Reino de homens novos, livres, onde todos serão irmãos no amor; e, de Jerusalém, partirão as testemunhas de Jesus, a fim de que esse Reino se espalhe por toda a terra e seja acolhido no coração de todos os homens.

A doação da vida por Jesus tem de ser entendida no contexto daquilo que foi a sua vida. Desde o início, Jesus se apercebeu que o Pai O chamava a uma missão: anunciar a Boa Nova aos pobres, sarar os corações feridos, pôr em liberdade os oprimidos.

Para concretizar este projeto, Ele fez o bem, anunciou a chegada do reino de Deus cheio de vida, liberdade, paz e amor, que Deus é amor e não exclui os pecadores, nem marginaliza leprosos, paralíticos, cegos.

Ensinou que os pobres e os excluídos buscam mais a Deus; e avisou os “ricos”, que o egoísmo, o orgulho, a autossuficiência, conduz à morte.

Com esse projeto libertador Jesus entrou em choque com o mundo egoísta, e opressor; as autoridades religiosas e políticas se incomodaram com seus ensinos. Elas não estavam dispostas a renunciar o poder, o domínio, e os privilégios, a aceitar a proposta de Jesus.

Do ponto de vista humano, a morte de Jesus é a consequência do anúncio do Reino: resultou das tensões e resistências que a proposta do “Reino” provocou entre os dominadores.

Do ponto de vista espiritual a morte de Jesus é o culminar da sua vida marcada com sangue, daquilo que Jesus viveu.

Na cruz Jesus, fez nascer o Novo Homem, capaz de amar radicalmente e de doar a sua vida para o bem de todos. Que Deus nos ajudem a sermos esse o novo homem capaz de amar. Amém.

 


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS