segunda-feira, 27 de junho de 2022

SNPI em terras acreanas.


SNPI em terras acreanas.

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa (Snpi) da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) realizou trabalhos com idosos da Igreja Presbiteriana da Floresta em Rio Branco no Acre, no período de 18 e 19 de junho de 2022, que é pastoreada pelo Rev. Henrique Dutra.

A jornada do Secretário Nacional para a cidade de Rio Branco no Acre, teve início as 23 horas da quinta-feira, dia 16 de junho de 2022, com o deslocamento do Secretário Nacional para o Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife/PE, às 23 horas do dia 16 de junho com destino ao Aeroporto de Guarulhos/SP para conexão Rio Branco.

A distância entre Recife e Guarulhos em voo direto é de 2.102 km e dura cerca de 3 horas; após algumas horas de espera da conexão embarcou para Rio Branco, e são mais 2.965 km de distância em 4 horas de voo; chegando a Rio Branco às 12:10, da sexta feira, 17 de junho. No total foram percorridos 5.067 km de voos em 13 horas de viagem. Lembrando que em Rio Branco o fuso horário é 2 horas a menos que o fuso de Brasília.

Ao desembarcar, o Snpi foi recepcionado pelo Rev. Henrique Dutra, responsável por toda a logística dele no Acre; o resto do dia foi de descanso no hotel.

No sábado, 18 de junho de 2022, aconteceu o III Encontro da Terceira Idade da Igreja Presbiteriana da Floresta, em Rio Branco/AC, sob a coordenação da Missionária Mariúza Neri, responsável pela Repapi Floresta.

O encontro aconteceu nas dependências da Chácara Felicidade, nos arredores de Rio Branco, um espaço belo e aconchegante.

A programação teve início com a saída dos participantes da IPB Floresta, às 8 horas para o local do evento. Às 08h45min aconteceu a abertura do Encontro com uma devocional e louvores, seguida por aferição da Pressão Arterial e Medição de Glicose, sendo que às 9 horas aconteceu o ‘Pic-nic’ (coffee break).

Como estava programado às 10 horas, o Rev. Pinho Borges (Snpi), iniciou a ministração da palestra: Envelhecer com prazer.

Após a palestra do Rev. Pinho, foi servido o almoço aos participantes e às 14 horas os trabalhos foram retomados com uma breve devocional dirigida pelo pastor da Igreja, o Rev. Henrique Dutra. Logo, em seguida a Fisioterapeuta Tairine Holanda ministrou a palestra: ‘Envelhecer é inevitável. Viver bem é opcional’, juntamente com Mauri Sergio Alves (prática).

Às 16 horas, a 1ª Parte do Encontro foi encerrada com um Círculo de Oração e distribuição de mimos preparados pela Repapi Floresta para os participantes.

A 2ª Parte do Encontro, aconteceu no domingo, 19 de junho, no Templo da Igreja Presbiteriana da Floresta, quando o Rev. Pinho Borges (Snpi), ministrou a palestra ‘Relacionamento Familiar’, no horário da Escola Dominical.  Parabenizamos a Repapi Floresta, pela retomada dos trabalhos com as pessoas idosas, depois de um longo espaço de tempo por conta da pandemia do Covid 19.

No horário da noite, o Rev. Pinho Borges, ministrou a Palavra do Senhor no Culto Vespertino da Igreja, cuja temática foi a: “Noite da restauração”. Quando tratou da restauração de Pedro, ao lado do Mar de Tiberíades.

Saindo da Igreja o Snpi foi jantar com um presbítero e esposa e depois foi deixado no hotel para se preparar para seguir para o Aeroporto de Rio Branco iniciando assim o retorno a Terra dos Altos Coqueiros (Recife), depois cumprir agenda com a Igreja Presbiteriana da Floresta em Rio Branco no Acre.

À 0 hora do dia 20 de junho, o Rev. Henrique transportou o Snpi para o aeroporto, para embarque às 2 horas, mas as condições climáticas eram de muita neblina e que provocou o cancelamento do voo. A Companhia Aérea anunciou que o voo sairia para Brasília às 17 horas e que motivou a volta para o hotel.

As 14 horas o Snpi, voltou para o aeroporto e começou novo processo de embarque que saiu por voltas 19 horas, chegando em Brasília às 22 horas e como não tinha mais voo para Recife, começou o processo de acomodação nos hotéis que terminou as 2 horas do dia 21 de junho.

Às 9 horas da terça-feira o Snpi, embarcou para Recife, chegando a Terra dos Altos Coqueiros por volta das 12 horas. Depois de 6 horas e 5.927 km de voo. No total foram 11 mil km de voo, e 20 horas de voo, numa jornada que durou 5 dias (16 a 21 de junho), mas foram dias abençoados e abençoadores em Rio Branco, apesar do fuso horário de 2 horas a menos que o horário de Brasília; o corpo e a mente estranharam, mas Deus está no controle de tudo.

Agradecemos a Deus pela possibilidade do “Ide” para servi-Lo mais uma vez, ao Rev. Henrique, a missionária Mariúza pelo convite e hospitalidade.

A Deus toda a glória.

 

 


Projeto concede desconto de 30% a idosos nas taxas federais


Projeto concede desconto de 30% a idosos nas taxas federais
REPRODUÇÃO – A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura aos idosos com renda de até dois salários mínimos desconto de 30% no pagamento de quaisquer taxas devidas ao poder público federal. 
A proposição acrescenta a medida ao Estatuto do Idoso e deixa claro que o benefício não será retroativo a valores anteriores à nova lei, caso o projeto seja aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal. 
O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) ao Projeto de Lei 2555/19, do deputado Célio Studart (PSD-CE). 
O projeto como criar um blog original propõe que as taxas cobradas pelo poder público, por meio de seus órgãos e entidades, sejam reduzidas em 30% quando o sujeito passivo for idoso. 
O que o substitutivo faz é restringir o benefício aos idosos mais carentes e às taxas federais. “O projeto pode ser aperfeiçoado caso o esforço do gasto público seja concentrado na faixa dos idosos que denotem hipossuficiência financeira”, justificou Elias Vaz. Tramitação –  
O texto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Reportagem – Noéli Nobre/Edição – Rachel Librelon/ Fonte: Agência Câmara de Notícias

Idoso terá direito a saúde bucal.


Idoso terá direito a saúde bucal.
REPRODUÇÃO – “A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o  Projeto de Lei 1800/19, que inclui o direito do idoso ao atendimento e ao acompanhamento da saúde bucal no Estatuto do Idoso.
 A proposta também altera a Lei 8.842/94, que trata da política nacional do idoso, para prever a promoção da capacitação de profissionais para cuidado e acompanhamento da saúde bucal do idoso. 
A proposta é de autoria do deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP). “A saúde da pessoa idosa é um tema de altíssima relevância para qualquer sistema de saúde pública. 
Com o passar dos anos, vários sistemas orgânicos começam a apresentar alterações, o que demanda ações de prevenção, tratamento e reabilitação”, argumenta a relatora, deputada Tereza Nelma (PSD-AL), que apresentou parecer pela aprovação. 
Tramitação –  O projeto será ainda analisado em caráter conclusivo pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Vida e serviço

Título: Vida Cristã   Texto Ef. 2:10. "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;

Queridos. O homem foi criado para viver em comunhão com Deus e com o próximo. Desde o Eden o serviço fora determinado ao homem e toda a Escrituras nos dirigem para uma realidade que é de servir Senhor. Ser servo está muito além do ato de servir, pois quem serve presta utilidade, mas não tem direito, não dispõem de sua própria pessoa ou de bens.

O serviço é um ato onde se requer resultado por tempo determinado. Como posso ser um servo? Jesus disse que sua missão não era recompensar aos homens, mas servi-lo até a morte, como registra Mc.20:28.

Jesus nos deu este exemplo. Como fica a importância te para o reino de Deus?

A Bíblia responde: "o maior dentre vós será o vosso servo". Isto é, está disponível, submisso, e obediente a Palavra de Deus. Jesus, Paulo e outros não se sentiram envergonhados de ser servo, e por que rejeitamos essa qualidade?

Ao lermos Ef.2:10, mostra que o serviço é uma consequência da salvação; é um prazer natural que deve sentir todos que nasceram de novo; assim também como feitura que uma palavra grega que tem o sentido de poema, isso é, a vida de servo deve ser tão bonita como um poema do Senhor. Não somos servos por conta de uma lei, mas porque a graça opera em nós.

Quais são as qualidades do servo? Sabemos que fomos chamados por Deus para servir e ele nos capacita para essa função. Então, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé."

Aqui temos pelo menos três qualidades do verdadeiro servo: A - Não é egoísta - Não pensa só em si; serve para Deus na certeza que está sendo orientado pelo Espírito Santo. B - Não se cansa - Não se cansa de fazer o bem pois assim procedendo glorifica a Deus. C - Não discrimina - Serve a todos anonimamente; amar a quem nos ama é fácil.

Serve sem espera de reconhecimento é nossa obrigação cristã.

Queridos. Várias são as oportunidades de servir algumas grandiosas outras pequeninas, mas para Deus não há mensuração de tamanho. Cristo nos convoca para servir sem altruísmo, sem cansaço sem discriminação assim como ele fez. Servir com amor e por amor.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS