sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Diga não ao legalismo

Diga não aos legalistas. Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando.  Gálatas 5:12

Queridos. No versículo 12 do capítulo 5 do livro aos gálatas, o apostolo Paulo faz comentários pessoais a respeito aos legisladores. Provavelmente os legalistas não se contentariam apenas com a circuncisão em seu zelo por ordenanças, havia algo muito mais tenebroso por trás disso. A prática da castração masculina.

A castração masculina era conhecida e praticadas por alguns cidadãos do mundo antigo; e acontecia frequentemente entre os sacerdotes pagãos como no culto de Attis-cybele, que se desenvolvia na Ásia.

Para Paulo comparar o antigo rito judaico da circuncisão com as práticas pagãs, era algo surpreendente. Mas por um lado, a defesa da circuncisão e os esforços dos judaizantes para os gentios circuncidassem estava no mesmo nível das práticas pagãs abomináveis. Em DT 23, 1, lemos que aqueles que são castrados não terão acesso a congregação do Senhor, diz o texto “Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do SENHOR”.

O receio de Paulo era que a circuncisão defendida pelos legalistas avançasse em direção a castração masculina.

Para muitos em nossos dias, a expressão de Paulo parece grosseira e a sua fala repreensível. Mas podemos ter certeza de que Paulo não falava por um espírito malicioso ou em mau humor.

Ele falou de uma preocupação com o Evangelho da Graça e pela verdade de Deus.

Queridos. Se como cristão estivéssemos tão preocupados com os ensinos de Deus e com o seu povo isso como Paulo estava, certamente desejaríamos que os falsos professores deixassem de existir nas igrejas. Diga não aos legalistas.


Banco indenizará idosa de 107 anos


Banco indenizará idosa de 107 anos: REPRODUÇÃO – Uma instituição bancária deverá indenizar uma aposentada de 107 anos, analfabeta e com parcos recursos, por criar entraves burocráticos e dificultar o acesso ao seu benefício previdenciário por mais de uma vez. A sentença é da juíza Eliane Alfredo Cardoso de Albuquerque, em ação que tramitou na 1ª Vara Cível da Capital. Conforme …

V Encontro da Mulher Presbiteriana.


V Encontro da Mulher Presbiteriana.: Começou no dia 3 de novembro de 2022, no Centro de Convenções da Rede Di Roma Hotéis, o V Encontro de Mulheres Presbiterianas da Igreja Presbiteriana do Brasil, que é promovido pela Confederação Nacional de SAFs, que é presidida pela Srª Ana Maria Prado. Aproximadamente estão participantes aproximadamente 3 mil mulheres de todas as regiões …

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS