sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Um crente aflito


Um crente aflito - Salmo 77 de Asafe.

Queridos. O Salmo 77 é o salmo de um crente aflito e marcado pela sensação de angústia e reflexão interior. Os principais termos do salmo são as flexões dos verbos lembrar e meditar.

O Salmo 77 tem a seguinte estrutura.

Nos versos de 1 a 3 vemos o Clamor de Asafe a Deus, ele estava tão necessitado de Deus que estendeu sua mão ao Senhor durante a noite. Ao mesmo tempo, gemia e se queixava ao se lembrar de Deus. O que ele sabia sobre Deus ia de encontro com aquilo pelo que ele estava passando. Quanto mais o salmista pensava nessas coisas, mais perturbado ficava.

Então ele se encheu de Dúvidas (v. 4-6). Sustentaste os meus olhos vigilantes. Assaf, o salmista, não conseguia dormir. Passou a noite toda pensando a respeito de sua situação e pelo seu passado, mas o mais importante de tudo foi ter-se voltado para Deus. Primeiro. Clama ao Senhor em sua angústia. Depois, muda de foco: lembra-se do poder de Deus e de todas as coisas miraculosas que Ele fez.

Então pergunta se Deus dele se esqueceu (v. 7 -9).  Ele imaginou se Deus queria ou não saber mais dele, o poeta pergunta se o Senhor voltaria a ser misericordioso para com ele algum dia. Todo versículo apresenta perguntas angustiadas; talvez nenhuma tão difícil como a do versículo. Esqueceu-se Deus de ter misericórdia! Assaf encontrava-se em profundo desespero. 

Então resolve enfocar na benignidade de Deus (v. 10-13) - Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor. Ele salmista toma conscientemente a decisão de se afastar de sua dor e concentrar seus pensamentos na pessoa, nas obras e milagres de Deus. Que deus é tão grande como o nosso Deus? Com esta pergunta, ele se lembra de que o Deus vivo não pode ser comparado a qualquer outro deus/poder. Este Deus maravilhoso já demonstrou Seu poder de diversas formas, mas, principalmente, ao libertar Israel do Egito.

O salmista rememora a incomparabilidade de Deus. Nos Vs.14-18  Ele volta os seus pensamentos para a soberania de Deus sobre os poderes do mar e Seu controle sobre as águas e os abismos. Além disso, o Todo-poderoso domina os céus, porque uma tempestade como a que foi descrita nestes versículos é mera manifestação de Sua força. As tuas flechas é uma descrição poética dos relâmpagos.

E finaliza o salmo 77 reafirmando que Deus é o Senhor dos mares (v. 16-20). Estes versículos contêm imagens de Deus como o Senhor da tempestade e do mar, caminhando sobre as águas. O termo ‘grandes águas’ pode ser reformulado como várias águas. Em outras palavras, as águas não constituem ameaça para Deus; são, simplesmente, mais um caminho pelo qual Ele pode andar.


Guia Prático para Plantio de Cenoura:

Guia Prático para Plantio de Cenoura: Cenouras: Uma adição deliciosa e nutritiva para qualquer horta! Este guia prático irá te auxiliar em t...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS