terça-feira, 27 de setembro de 2022

Estou idoso. E agora?


Estou idoso. E agora?: ACONTECEU – Com o titulo” Estou idoso. E agora? Aconteceu no dia 26 de setembro de 2022, a LIVE promovida pela Confederação Sinodal de SAF do Sínodo de São Paulo, em parceria com a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil. 
 O Evento aconteceu de forma remota no horário das 20:00 às 22:00 e foi coordenado no pela Srª Jane Alves. A palestra foi proferida pelo Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da IPB. 
Após a palestra foi aberto um espaço para perguntas e respostas. 
 Louvamos a Deus pela existência da Confederação de SAFs do Sínodo de São Paulo e rogamos profusas bênçãos do Senhor sobre a Confederação.


Cuidado com o apetite


CUIDADO COM A FALTA DE APETITE[1] -E perecer o apetite”. Todos precisam saber que a falta de apetite não é consequência do envelhecer.

Nossas experiências nos eventos para idosos mostram que os mesmos comem e come muito bem. A falta de apetite passa muito longe. Mas, não podemos ignorar que existem alguns idosos fastiosos.  Quem não ouviu a expressão: - Estou com fastio.

O fastio não é outra coisa senão a falta de apetite. No processo de desenvolvimento humano alguns períodos de fastio não são agravantes como no envelhecimento. Segundo a literatura médica a falta de apetite pode está associada a fatores fisiológico (anemia), psicológico, entre outros, por isso é comum em alguns idosos a falta do apetite.

O texto bíblico mostra que a rejeição da alimentação aproxima o ser humano da morte, sendo que a rejeição contínua pré-anuncia o estágio último da vida, pois quando a pessoa rejeita o alimento, as condições físicas entram em colapso e a cada instante a morte se aproxima independente da idade, como nos casos das pessoas que fazem greve de fome por idealismo.

Os registros destas patologias devem despertar em nós o desejo de buscar uma melhor qualidade de vida no envelhecimento. Não é porque temos a certeza que vamos para a ‘casa eterna’ que devemos relaxar com a saúde e com os procedimentos que produzam vitalidade.

Não se aprese em romper o “cordão de prata[2], em quebrar o “copo de ouro[3], em despedaçar o “cântaro junto à fonte[4] e nem quebrar a “roda junto ao poço”[5].

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)



[1] Eclesiastes 12,3 - E perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça”.

[2] Coluna vertebral.

[3] Cavidade craneana.

[4] Falha cardíaca.

[5] Sistema sanguíneo.


Você ´é alguém chamado para vencer.


“Assim é a vida, nascimento, crescimento, amadurecimento, envelhecimento e, por fim, a morte. Tentei entender, quis ser feliz, não procurei o sofrer, lutei pensei que era vencedor, caí no caminho, senti o desprezo da ilusão, do desejo, aprendi a chorar. Não consegui entender nem mesmo experimentei o gosto da vitória e o dissabor da derrota, de quem não é compreendido.

A mente é uma complicada selva onde os pensamentos bons são os amáveis, dóceis e possíveis de ser dominados, e os maus pensamentos são feras indomáveis, devoradores, alguns desses são conhecidos, diria inveja e ressentimentos. Não conseguimos ouvir seus rugidos e latidos.

A paixão pode ser como uma serpente que trai o coração da gente, como ilusão passageira que mata sonhos. Mas não deixe que roube seus ideais. Aprendi que as estrelas não se amedrontam com a escuridão da noite, quando nem mostram o seu brilho. Também a lua não se aborrece com o uivar dos lobos, e o sol não se envergonha de vir depois da tempestade.

Por isso jamais quero me conceder, só quero aprender a vencer, surpreender e crer, nunca desista e sempre insista. VOCÊ É ALGUÉM CHAMADO PARA VENCER!


Cristo. Caminho, verdade e vida


Cristo. Caminho, verdade e vida: INSTANTES COM DEUS (vídeo/texto). Minutos de fé e esperança na palavra do Rev. Pinho Borges. 
Assista o programa Instantes com Deus diariamente, das 14 às 16 horas, pelo site https://www.radiomaturidade.com.br/​​…​
Reflexões, louvores e informações para você e sua família. 
DIVULGUE nosso site https://www.radiomaturidade.com.br/​​…​ e seja abençoado.

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS