terça-feira, 7 de junho de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Consultas ao 1º lote do IR 2011
A Secretaria da Receita Federal confirmou que as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011 deverão ser liberadas na próxima quarta-feira (8). Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet, ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 15 de junho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano. Os primeiros lotes do IR de cada ano, porém, são destinados principalmente aos idosos que tenham mais de 60 anos, em cumprimento ao Estatuto do Idoso. Em junho do ano passado, por exemplo, 1,47 milhão de contribuintes foram incluídos no primeiro lote do IR, sendo 1,22 milhão idosos.


MS - 71% dos municípios não têm instituições para idosos
A maior parte das existentes são filantrópicas (65,2%), 28,2% são privadas e apenas 6,6% são públicas.A primeira pesquisa nacional sobre as instituições para idosos resultou em dados inéditos lançados divulgados recentemente no auditório do Ipea no Rio de Janeiro, por meio do Comunicado nº 93, Condições de funcionamento e infraestrutura das instituições de longa permanência para idosos no Brasil. Campo Grande, especificamente, segundo a Promotora de Justiça Cristiane Barreto Nogueira Riskallah, não possui uma instituição de longa permanência pública. Existem apenas as filantrópicas e as particulares, apesar de ter aumentado muito a necessidade de abrigamento de idosos, devido ao envelhecimento da população.
Extraído de: Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul  


RS - Burmann debate projetos para idosos com secretário da Saúde
O líder da bancada do PDT, deputado Gerson Burmann, debateu com o secretário da Saúde, Ciro Simoni, e o presidente da Federação Estadual dos Clubes de Terceira Idade do Rio Grande do Sul, Renato Scherer, a elaboração de projetos voltados para os idosos. Durante a audiência na secretaria, na tarde desta segunda-feira (6), o parlamentar solicitou a previsão de recursos no Plano Plurianual (PPA) para a articulação de políticas públicas para os idosos. Com o Rio Grande do Sul liderando o ranking da população acima dos 65 anos, a preocupação do deputado Gerson Burmann é viabilizar projetos de inclusão para essa expressiva faixa da população. O tema foi debatido com o secretário Ciro Simoni, que antecipou a liberação de recursos federais para os municípios até o final de junho, na ordem de R$ 180 mil, para o funcionamento das academias ao ar livre.
Extraído de: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul  


Plano do Governo Federal para erradicar a miséria
Bolsa Família e outros programas serão ampliados com a procura de cidadãos que podem receber os benefícios.
Nem todas as pessoas com direito a receber apoio do Estado procuram o serviço público. Para se ter um Brasil Sem Miséria, será preciso ir até esses brasileiros e ajudá-los a exercer a cidadania. Por exemplo, os dados do censo demonstram que há 800 mil famílias com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa e que poderiam ter o cartão do Bolsa Família; mas não tem. Outros 145 mil idosos de baixa renda deveriam receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), só que talvez nem saibam que teriam esse recurso e sobrevivem em suas casas, com o apoio da família. A meta é bater à porta de todas essas pessoas até o final de 2013. O problema maior é saber o endereço.
Extraído de: Associação dos Registradores de Pessoas Naturais


Programa Panorama discute situação do idoso em Minas
O Programa Panorama, da TV Assembleia, discute esta semana os vários aspectos que envolvem a realidade do idoso em Minas. Nesta terça-feira (7/6/11), o tema foi a saúde das pessoas na terceira idade. Participou do programa a geriatra Ana Cristina Borges Faria, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/MG; e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sandra Mallet.
As convidadas analisaram os desafios para envelhecer com qualidade de vida e dignidade e falaram sobre a situação dos idosos hoje recolhidos em instituições de longa permanência, opção recorrente das famílias que não têm condições ou não querem cuidar dos seus idosos.
"Na velhice, o idoso sofre as consequências de toda uma vida. Se ele sofre de hipertensão, aumentam os riscos de um acidente vascular cerebral; e se tem instabilidade postural, crescem os riscos de quedas que provocam fraturas e perda da funcionalidade. A pior situação é a perda da mobilidade, quando o idoso é acamado", analisa a geriatra Ana Cristina Borges. A busca por uma vida mais equilibrada, com atividades físicas e bom humor são os segredos ensinados pela geriatra para uma terceira idade menos conflituosa e mais plena.
O Panorama vai ao ar às 19 horas e à 1 hora da manhã. Na sexta-feira, as exibições são às 8h30 e às 19 horas. Nesta quarta (8), o assunto do programa é o idoso no mercado de trabalho.
Extraído de: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais  

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS