terça-feira, 11 de janeiro de 2022

BCP poderá ter gratificação natalina.


BCP poderá ter gratificação natalina.

Comissão aprova gratificação natalina para benefícios pagos a idosos e pessoas com deficiência.  Relator destaca alcance social da proposta e combate à miséria e à exclusão

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante o pagamento de gratificação natalina para quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV). Os dois benefícios são concedidos a idosos ou pessoas com deficiência.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Dr. Frederico (Patriota-MG) ao Projeto de Lei 3967/97 e 75 projetos apensados. A RMV foi instituída pela Lei 6179/74 e consiste em benefício no valor de meio salário mínimo, concedido a pessoas idosas e com deficiência. Após Constituição de 1988, foi substituído pelo BPC para os novos requerimentos e garante um salário mínimo aos idosos ou pessoas com deficiência.

O relator avalia que o pagamento de abono anual pode injetar recursos para fomentar a economia, estimular o mercado, diminuir as desigualdades e suavizar os impactos econômicos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus.

“Assim como os aposentados têm direito a uma remuneração adicional para gastos com as festividades do Natal e do Ano Novo, não seria justo negar o mesmo direito aos titulares do BPC e da RMV. Trata-se de medida com inegável alcance social e que gera impacto no combate à miséria e à exclusão social, uma vez que os titulares dos benefícios assistenciais são os que mais necessitam de proteção”, defendeu.

Tramitação - A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira/Edição - Geórgia Moraes/ Fonte: Agência Câmara de Notícias

IPB Areias- Recife/PE


Sermão ministrado pelo Rev. Pinho Borges, no Culto Matutino da IPB Areias em Recife/PE, que é pastoreada pelo Rev. Arnaldo Matias, no dia 09 de janeiro de 2022.

Acompanhamento de Proposições: PL 175/2019

Acompanhamento de Proposições: PL 175/2019 : Descubra o status das Proposições relacionadas ao bem-estar da pessoa idosa na Câmara dos Deput...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS