sábado, 23 de outubro de 2021

Seminário sobre a qualidade de vida do idoso


Seminário sobre a qualidade de vida do idoso
Seminário sobre a qualidade de vida do idoso 23 De Outubro De 2021 O MINHA OPINÃO de hoje trata do Seminário que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados realizou, no dia 21 de outubro de 2021, para tratar da qualidade de vida das pessoas idosas; o Seminário reuniu deputados e especialistas em envelhecimento. Os discursões giraram em torno de investimentos, políticas públicas e discriminação contra as pessoas idosas. Segundo os organizadores do evento, ele foi realizado para comemorar o dia do idoso (1º de outubro) e os 5º aniversário da Cidoso. Mas vamos ao que interessa. Todos nós sabemos que a pessoa idosa vive debaixo de um falso “cobertor de igualdade” num mundo de desigualdade. A pandemia do Covid-19, de forma muito cruel revelou a situação das pessoas idosas, a partir da violência doméstica, renda da aposentadoria, mortalidade, entre outros males que reduz não só a vida, mas a cidadania da pessoa idosa. No Seminário Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, disse que o Governo Federal está lutando para que, em seis meses, cada município tenha o Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Com toda boa vontade que tenho, considero essa meta impossível. Digo isso por está nessa luta há mais de 10 anos, juntamente com o Ministério Público Estadual, Conselho Estadual e outras instituições da Sociedade Civil. O Brasil não se preparou para cuidar do envelhecimento populacional. “hoje somos mais de 30 milhões de idosos no país e em 2050 seremos 25% da população brasileira, salientou o Presidente da CIDOSO, deputado Dr. Frederico. Segundo Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as famílias estão se formando com um “filho único e com até quatro gerações e aumento da expectativa de vida ao nascer e nas idades avançadas”. Sabem o que isso significa? Que haverá défice de pessoas para cuidar de idosos no futuro. E mais, redução de contribuintes para a previdência e uma avalanche de beneficiados. Na verdade, vamos ter grandes desafios no contexto do envelhecimento no Brasil. Um outro problema é o Ageismo, a discriminação contra as pessoas idosas e isso se manifesta através das mais diversas formas de violência. O Estatuto do Idoso completou 18 anos, nele há o combate à violência a pessoa idosa, mas ele parece está com o motor desligado na cabeceira da pista e não levanta voo. O Seminário tem sua importância, mas para que serve tanto discursão, se não há vontade política para trabalhar o envelhecimento brasileiro? Esta é a MINHA OPINIÃO. Fonte: Agência Câmara de Notícias

Conheça seus direitos


Conheça seus direitos
CAPÍTULO VI – Da Profissionalização e do Trabalho Art. 26. O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. Art. 27. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir. Parágrafo único. O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada. Art. 28. O Poder Público criará e estimulará programas de: I – profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas; II – preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania; III – estímulo às empresas privadas para admissão de idosos ao trabalho

Graus da fé


GRAUS DE FÉ

De acordo com a Palavra de Deus, nós já fomos abençoados com todos as bênçãos espirituais nos lugares celestiais, em Cristo (Efésios 1:3).

Contudo, essas bênçãos ainda estão nos lugares celestiais, e é a nossa fé que as vai trazer desse mundo espiritual para este mundo material. É também a fé que afasta de nós os obstáculos da vida.

Segundo Tiago, para que a nossa fé seja totalmente de acordo com a Palavra de Deus temos que ter obras, como diz o versículo: "... eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras".

Daí a importância de verificamos em que graus está a nossa Fé.

Os sem fé. Como Tomé que só acreditam vendo, pegando, sentindo a esses jesus chamou-lhe de incrédulo. E disse mais: - "... bem-aventurados os que não viram e creram".

Esperar ver, ou sentir para depois acreditar não é fé. Fé é crer sem ver, sem sentir.

POUCA FÉ – Há pessoas que tem pouca fé, a esse Jesus: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis; nem pelo corpo, sobre o que vestireis”. É marcante o episódio de Pedro, andando sobre as águas.

Enquanto Pedro olhava para Jesus tinha sua fé em Jesus, andou por cima do mar. No momento em que tirou os olhos de Jesus, e olhou para os problemas, para o vento, começou a afundar.

As pessoas de pouca fé desistem logo e se deixam envolver os problemas da vida, doenças, crises financeiras etc.

GRANDE FÉ - "E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe: dize somente uma palavra, e o meu criado sarará;

Nesta passagem bíblica podemos ver que o centurião pura e simplesmente acreditou que ia acontecer tal e qual o que Jesus ordenasse. Por isso ele disse "... basta que digas somente uma palavra e o meu criado sarará".

No versículo 10, diz que Jesus se maravilhou e disse "nem mesmo em Israel encontrei tanta fé".

Quando grande é a nossa fé olhamos para a Palavra de Deus e não para os problemas; pensamos no que a Palavra de Deus diz em relação ao nosso problema e falamos o mesmo que a Palavra de Deus diz.


SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS