quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

SNPI - Retrospectiva 2021.

Retrospectiva 2021, mostra os encontros virtuais e presenciais nos quais a Secretária Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, realizou, no ano de 2021, através do Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional.

Real comunhão

TEXTO: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.(João 6:51-56)

Lendo de forma superficial este texto nos dar uma ideia bastante complicada com relação ao que está escrito. Como cristão perece difícil entender o que Jesus está querendo dizer com: "comer a minha carne e beber o meu sangue".

Mas para a cultura da época não foi tão difícil assim. Educado na cultura dos sacrifícios as palavras de Jesus tinham sentido pleno, eles sabiam o Jesus estava dizendo.

Nos sacrifícios a carne do animal não era totalmente queimada, parte da carne era entregue ao sacerdote para ser comida no templo, morada de Deus.

Acreditava-se que o próprio Deus estava na carne sacrificada, de sorte que quando se comia a carne, estava comendo-se o próprio Deus. Era uma forma de colocar Deus no mais íntimo do ser, desta forma nutrindo-se da vida e da força de Deus.

Hoje podemos considerar isso uma prática paga, mas não podemos negar que aqueles que participavam da refeição no templo, saiam convictos de que foram vitalizados por Deus. Para quem vivia nesta cultura o que Jesus falou não apresentava nenhuma dificuldade.

SENTIDO GERAL - Jesus havia falado de "comer a sua carne e beber o seu sangue". Para nos cristãos a carne de Jesus significa sua humanidade total (1Jo.4:2-3). Joao entendeu que comer a carne de Jesus era absorver a forma de vida do Mestre e a partir daquele instante passaríamos a ter uma real comunhão.

Esta comunhão estava em ser a mesma carne e o mesmo sangue de Jesus. Lembre-se que Jesus ‚ o LOGOS de Deus, feito pessoa e que em Jesus temos Deus. No judaísmo o sangue é vida. Tomar o sangue de Jesus era ter a vida dele, é incorporar as suas palavras, suas ideias e ter a humanidade dele.

SENTIDO ESPIRITUAL - Mediante a fé nos apropriamos de Cristo, o Pão da Vida, não numa mera crença, mas numa real comunhão. Sabemos que não é o sacramento que torna Cristo o Pão da Vida.

Jesus deu o seu corpo como sacrifício espiritual para remir os nossos pecados e continua nos alimentandos diariamente pela palavra do evangelho que nos leva a interiorizamos o seu sacrifício.

Participar da Ceia do Senhor é algo sublime. Ver o pão não alimenta fisicamente é preciso comê-lo. Conhecer a Jesus não é tudo tem que colocá-Lo para dentro do coração, da alma ou espírito.

Queridos. Acredito que agora nós podemos compreender melhor o que significa comer e beber o sangue de Jesus. Não é um ritual pagão da antiguidade, mas uma real ação de vida.

Jesus em nós para uma vida de santidade e comunhão. Ter a humanidade dEle em nós e procedermos igual a Ele. Amém.

Guia Prático para Plantio de Cenoura:

Guia Prático para Plantio de Cenoura: Cenouras: Uma adição deliciosa e nutritiva para qualquer horta! Este guia prático irá te auxiliar em t...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS