terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Jesus. O Pão da vida


Jesus. O Pão da vida
João 6, 35-40 – “Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.
Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Porém eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes.
Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Queridos. Este relato de João 6, 35-40, é uma das grandes passagens do Novo Testamento. Embora pareça com linhas poéticas devemos buscar com profundidade o que Jesus, quis dizer quando disse que era o PÃO DA VIDA. Olhar para esta frase de Jesus como algo bonito não basta, precisamos entender qual a mensagem está por traz das palavras dele.
1 - O QUE É PÃO? -  Pão é o que sustenta a vida, ele é a substância da vida pois sem ele a vida não pode continuar. Podemos dizer que o pão é a vida. Entendam. Estamos falando no plano físico  e neste plano a vida é algo de valor superior e  para mante-la precisamos de pão. Quanto entramos no terreno da espiritualidade a vida tem outro sentido. Torna-se  relação com Deus. A verdadeira nova vida consiste numa nova relação com Deus, que se manifesta através de nossa confiança, intimidade, obediência e amor. Esta relação só nos é possivel graças a Jesus, porque sem Ele não é possivel ter relação com Deus. Quando Jesus diz que é o pão da vida, ele está dizendo que sem ele, você morre, você não se relaciona com Deus. Quer dizer que sem Jesus, sua vida não tem valor para Deus mas quando o aceitamos como nosso único Salvador, somos saciados e temos alimento por toda a eternidade. Em Jesus, tudo que é insatisfatório desaparece e nossa alma inquieta encontra paz e nosso coração se sente saciado.

2 - O QUE É O PÃO DA VIDA? - Tendo Jesus temos vida, e vida em abundância. Jesus está se referindo a aqueles de Deus lhe deu. Temos vida mas como vivê-la ? Analisemos:  Embora não vejamos a Jesus no plano físico, espiritualmente nos é dada a visão de Jesus, vemos através da Bíblia, do ensino da igreja, etc. Vendo-O nos aproximamos dele, não como um herói, nem como um modelo humano mas como alguém que está bem próximo de nós. Cremos no Pão da Vida, aceitamos a sua autoridade e somos submissos a ele e assim temos uma nova relação de vida para com Deus, nele. Pois nos converteu de inimigos para amigos de Deus. Isto só foi possivel porque não estamos mortos mas vivo  e alimentados pelo Pão da Vida.

3 - ALIMENTADOS PELO PÀO DA VIDA - Sabemos que o pão nos sustenta fisicamente e o que acontece para sermos alimentados espiritualmente? Quando você ter certeza de que Jesus é o Pão da Vida, acontece duas coisas:  a) Vida satisfeita: desaparece a fome e a sede porque já temos aquilo que estávamos buscando e nossa vida deixa de ser uma mera existência para ser algo de satisfação , paz e alegria. b) Há Segurança. Pois não nos faltará mais o pão necessário a nossa existência eterna e esta segurança é por toda a eternidade.

CONCLUSÃO - O pão como sinônimo de alimento, serve para o sustento da vida material, sem ele o homem não pode viver, este é o pão nosso de cada dia, é o pão no sentido genérico da palavra fabricado de trigo ou de outro grão sustenta unicamente o físico. Jesus se compara a este pão porque ele preserva a existência eterna. O  alimento físico após a digestão requer uma renovação permanente. Já o Pão da Vida é para todo o sempre. Quem se alimenta de Jesus tem satisfação continua(v.35), tem proteção permanente(v.37-39), tem vida eterna agora(v.40) e certeza da ressurreição para a vida(v.40). Você tem o Pão da Vida? Se tem agradece a Deus pela sua salvação, se não tens o Pão da Vida, busque-O em Deus.

Acompanhamento de Matéria. MPV 1003/2020

Acompanhamento de Matéria. MPV 1003/2020 : Saiba por onde tramita as Matérias, referentes ao segmento da pessoa idosa no Senado Federal. Lem...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS