quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa


Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa (Snpi) da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco (CEDIP) e membro da Caravana do Idoso do Ministério Publico de Pernambuco, participou da Reunião da Caravana do Idoso, na manhã, do dia 2 de setembro de 2021, com o Dr Antônio Costa, Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa(Gov.Federal). O Dr Antônio Costa é o atual presidente do Conselho Nacional do Idoso (CNDI) e sua palavra na reunião versou sobre o Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa para Pernambuco. O Evento foi moderado pela Promotora Yelena de Fátima, coordenadora da Caravana do Idoso do MPPE.

Aprovada a substituição do termo “idoso” por “pessoa idosa”


Aprovada a substituição do termo “idoso” por “pessoa idosa”

REPRODUÇÃO - Comissão aprova substituição de termo "idoso" por "pessoa idosa" em cinco leis. A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 151/21, da deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), que substitui o termo "idoso" por "pessoa idosa" em cinco leis relacionadas a pessoas idosas: a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso, a lei do Imposto de Renda, a Lei do Atendimento Prioritário e a lei que criou o Fundo Nacional do Idoso.

A aprovação foi recomendada pela relatora, deputada Leandre (PV-PR). Ela considera que as mulheres atualmente são prejudicadas pelo termo "idoso", que entende ser "extremamente excludente". Já a expressão "pessoa idosa" engloba mulheres e homens, sem discriminação.

A relatora lembra que as mulheres correspondem a 55,9% das pessoas idosas. "Somos maioria e devemos ser respeitadas como tal", defende. "Estamos na década do envelhecimento saudável, e o projeto de lei contribui para o combate ao preconceito e para trazer dignidade e respeito."

O presidente da comissão, deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), também elogiou a proposta. "Esta comissão entende que é de grande valor uma semântica adequada, que reflita a importância da pessoa idosa. O projeto vem para fazer um ajusto claro."

Tramitação - A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Francisco Brandão/Edição - Wilson Silveira/Fonte: Agência Câmara de Notícias


Acompanhamento de Proposições


Acompanhamento de Proposições
Saiba por onde tramita os Projetos Leis, referente ao segmento da pessoa idosa na Câmara dos Deputados. Lembre-se Idoso conectado é idoso informado. Estamos de olho.


A um passo do abismo


A um passo do abismo

Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Salmo 73:2

O influente pastor presbiteriano escocês, Peter Marshall, falecido em 1949, contando a história de sua vida fez a seguinte revelação. Disse que quando era jovem, e trabalhando em uma pequena cidade da Inglaterra, ao voltar para casa em uma noite escura se perdeu em meio aos pântanos, ao procurar um atalho.

Ele sabia que na região havia uma jazida de calcáreo abandonada perto da aldeia que morava, mas ele achava que sabia evitar o perigo que esse lugar oferecia.

Depois de caminhar determinado tempo ele disse que ouviu alguém chamar: ‘Peter!’. Sentindo que na voz havia urgência. Ele parou e perguntou: ‘Quem é? O que quer?’

Como não ouviu resposta, pensou que tivesse se enganado, e caminhou. E, ouviu novamente o chamar o seu nome: ‘Peter!’ Continuando a narrativa, ele disse que parou imediatamente, tentando descobrir de onde vinha a voz e quando resolveu caminhar, tropeçou num galho e caiu. E quando buscou apoio no solo para se levantar não encontrou nada. Cuidadosamente, moveu a mão em sua frente, e descobriu que estava bem na beira da da cratera da mina, se ele tivesse dado mais um passo teria caído no abismo e morrido.

O Rev. Peter Marshall sempre que contava essa experiencia afirmava “nunca teve dúvida quanto à origem daquela Voz. E que tinha certeza que para intervir assim tão claramente em sua vida, Deus tinha um grande alvo para sua vida e seu ministério.

Queridos. Quem escreveu o Salmo 73, foi Asafe.

Asafe era um levita que viveu na época dos reis Davi e Salomão e após a inauguração do templo, liderava os músicos do templo.

No Salmo 73, Asafe conta que correu um risco de cair num abismo espiritual, ao ver que os ímpios prosperavam. Ele chegou à beira da incredulidade, pouco faltando “para que se desviassem os seus passos”.

O que permitiu que Asafe escapasse do abismo? Ele responde no verso 17 do Salmo: “Até que entrei no santuário de Deus”. No santuário de Deus ele visualizou a destruição dos ímpios. Ele percebeu que só a comunhão com Deus é capaz de solucionar os problemas da vida.

Queridos. É provável que você em algum momento tenha se perdido em meio a escuridão, e trevas desta vida chegado à beira de um abismo como o Salmista Asafe ou o Rev. Peter ao caminhar a noite numa região perigosa.

Talvez você já tenha pensado em “sumir do mapa” ou “jogar a toalha”.

Lembre-se de Asafe. Não deixe seus pés resvalarem. Siga o seu exemplo, entre no santuário de Deus e ouça-Lhe a Sua voz, chamando-o pelo nome, como ouviu o Rev Peter, pois com certeza Deus tem grandes fabulosos planos para sua vida.



SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS