sábado, 19 de março de 2022

O que é o sábado

Gn:2:2 – “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”.

No hebraico sábado/Shabat significa: descanso, cessação, repouso ou interrupção. é o sétimo dia da semana dedicado ao descanso do trabalho.

Costuma-se dizer que Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo, mas não é isso que o texto de Gênesis 2,2. O texto diz que Deus terminou a sua obra no sétimo dia;

Em Gn. 2:2, não diz que Deus não trabalhou neste dia; O texto mostra que Ele trabalhou neste dia e encerrando a tarefa descansou (simbolicamente como todos os mortais).

Na Bíblia encontramos o sábado como representação...

Da Criação (trabalho x descanso). Gn.2:3,

Da Liberdade. Quando da saída do Egito - Dt.5:15. porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.

Como todos os demais preceitos da Lei Cerimonial Judaica o sábado era um Peso (Cl.2:16-17 - Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir).

O nosso descanso, segundo Mateus é Cristo (Mt.11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.)

Da Aliança, isto era o que representava o sábado para Israel (Ez.20:12. Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica).

O profeta Isaias logo no início do livro escreve que Deus abominou o sábado (Is.1:13 - Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene).

E o profeta Oseias revela que Deus previu o fim do sábado (Os. 2:11). “Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades”.

O escritor de Hebreus faça que surgiria um outro dia (Hb.4:7).Deus, após muitos anos, por meio de Davi, estabelece um novo dia, um hoje, ao pronunciar as palavras mencionadas: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”.

Queridos, o termo: Sunday/dia do sol/domingo, está mais para Jesus (Lc.1:78 - Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente/Jesus),

O termo Satunday/dia de Saturno/sábado.

O importante não é nome do dia nas o período de repouso que os homens devem ter. Ele só deve trabalhar sete dias por ficaria igual a Deus.


Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013

Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013: Acompanhe o Andamento das Propostas para o Bem-Estar dos Idosos na Câmara dos Deputados. É fund...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS