sábado, 19 de fevereiro de 2022

O sábado

O sábado

É muito comum os crentes fazerem questionamentos sobre os mais variados assuntos da Bíblia, principalmente os assuntos doutrinários.

A guarda do sábado é um desse assuntos polêmicos no meio dos crentes. Hoje vamos responder a seguinte pergunta: deve o cristão guardar o sábado?

SÁBADO NO GENESIS 2,2 – “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”.

Gasta-se muita tinta para explicar o descanso de Deus no sábado, mas o texto bíblico diz que Deus trabalhou no sábado. Vou repetir o texto. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.

Está bem claro que ele trabalhou sete dias, e não se valoriza o trabalho de Deus e coloca sobre o dia em que Ele encerrou a sua obra toda uma discussão sem fim.

1.O descanso pode ser a satisfação pela criação realizada de acordo com os seus propósitos. Na realidade é o gozo auto manifestado. “E, viu Deus que era bom”.

2.O descanso pode ser tranquilidade porque a obra foi terminada da forma como foi planejada, e aqui pode entrar uma estrutura antropomórfica do descanso após o trabalho.

3.O descanso pela troca de responsabilidade, criado o homem agora ele recebe a função de continuador da obra de Deus.

4.O descanso pode ser a morada. 2Sm.7:2ss, lemos a preocupação de David para com Deus.  Seria Deus criando todas as coisas para reinar (morada = habitação = lugar de descanso) 2Cr.6:41.

5.O descanso pode ser meta. A terra como santuário de Deus está pronta é tanto que Deus visitava o jardim todos os dias. (Sl.96:7-11).

6.O descanso pode ser a criação. A obra de Deus quando terminada é a sua plenitude e toda a plenitude leva ao repouso. Para o homem o descanso tem o sentido de que a sua tarefa criadora (trabalho semanal) está terminada.

Para os Judeus o sábado segundo Ex.31:13-16, foi concebido como símbolo da aliança e de sua fidelidade. Para Eles o descanso é uma instituição perpetua. Também representa a ideia de que o homem não pode superar Deus em trabalho. A importância está no fato de descansar e não no nome do dia.

Para os Cristãos sabemos que Jesus não estava preocupado com a guarda do sábado (sétimo dia da semana no nosso calendário). Isto é fácil de se observar que Ele não cumpriu o ritual judaico do sábado, embora fosse judeu. Como cristãos não temos nenhuma obrigação de guardar o sábado (calendário), mas devemos guardar o sábado (plenitude), isto é, o descanso após uma jornada de trabalho semanal. O descanso tem como finalidade recuperar a força física, gasta durante seis dias de trabalho.

No Velho Testamento, lemos que a terra também tinha o seu “sábado”, seu descanso. Como cristão não podemos conceber a ideia que Deus, cruzou os braços após ter criado o homem e passou ao estado de ociosidade.

Jesus disse: “meu Pai trabalha até hoje”, mostrando que o descanso de Deus é apenas um referencial para o descanso humano e este pode ser qualquer dia da semana.

Como cristão não devemos guardar o sábado dos judeus, pois se temos que guardar um dia é domingo que para nós tem mais significado do que o descanso em qualquer dia; pois foi nele que Jesus ressuscitou nos dando a garantia da vida eterna.

Para nós cristão o domingo tem o mesmo valor do que o sábado para os judeus ou a sexta-feira para os mulçumanos, porque o que importa é a ideia do ato e não do dia em que o ato é realizado. Exemplificando para nós o importante é o nascimento de Jesus e não o dia 25 de dezembro ou ainda, o importante é Jesus ter ressuscitado e não a festa da Pascoa.

 

 

 


CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras

CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras : SUBCOMISSÃO II – Finanças II – CE-SC/IPB-2024 – DOC.LXIII – Quanto aos documentos 198, 199,...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS