segunda-feira, 18 de abril de 2022

Amigos na Bíblia

Queridos

A amizade é um dom de Deus para nós. Assim dia Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”.

Os amigos são presentes de Deus e uma manifestação de seu amor por nós.

A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo: “Já não vos chamo servos (…), a vós chamei-vos amigos” (Jo 15, 15).

Com a graça que Ele nos dá, ficamos tão elevados que somos realmente seus amigos. Com o mesmo amor que Ele derrama em nós podemos amá-lo, e estender o seu amor aos outros

O livro de Êxodo, nos revela que o amigo se fala face a face. ÊX 33:11. Diz que o SENHOR falava com Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.

Mas. Moises orientou que devemos ter cuidado para não recebermos conselho ruim de amigos. DT 13:6 Se teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu amor, ou teu amigo que amas como à tua alma te incitar em segredo, dizendo: Vamos e sirvamos a outros deuses, que não conheceste, nem tu, nem teus pais,

Nada demais se você tem um amigo esperto. Amnom tinha amigo chamado Jonadabe, sobrinho de Davi que muito esperto.

Somos fiéis com os amigos? Um grande problema nas amizades é a fidelidade, certa ocasião Absalão perguntou a Husai: “É assim a tua fidelidade para com o teu amigo Davi? Por que não foste com o teu amigo?” 2ºSm 16:17.

Temos de aprender a ser amigos de Deus como Abraão. Em 2ª Cr 20:7 lemos “Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?”

Mostrar compaixão ao amigo é temer a Deus. O escritor de Jó 6:14 diz “Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso”.

Com amigos não se especula, pois a traição de um amigo gera tristeza. Em suas lamentações o salmista escreve no Salmo 41,9. “Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar”.

O livro de Provérbios mostra que os ricos têm muitos amigos. Enquanto os pobres são deixados pelos próprios amigos. Mas que o olhar de amigo alegra ao coração. Que devemos evitar que o difamador prejudicar nossas amizades; que devemos amar os amigos, Pv 17:17, quem ama o amigo, e na angústia ele se faz o irmão.


22 de abril – Homenagem: Descobrimento do Brasil

22 de abril – Homenagem: Descobrimento do Brasil : Nas terras de vastidão sem fim, O sol brilha sobre o verde sem igual, Terra de encantos m...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS