quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Conheça seus direitos


REPRODUÇÃO – “Idoso é toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. O Estatuto do idoso é a lei destinada a regular os direitos assegurados às pessoas idosas. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.

Eles têm todos os direitos que qualquer pessoa tem e alguns específicos como os listados abaixo:
· Prioridade no recebimento da restituição do imposto de renda;
· Prioridade na tramitação dos processos judiciais;
· Atendimento preferencial imediato e individualizado em órgãos públicos e privados;
· Atendimento domiciliar, incluindo a internação, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;
· Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
· É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
· É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.
· O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.
· Aos maiores de 65 anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos,.
· Nos veículos de transporte coletivo serão reservados 10% dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos.
· 2 vagas gratuitas para idosos com renda até 2 salários mínimos em transporte coletivo interestadual.
· 5% das vagas em estacionamentos.”
Mayara Evelyn Gevaerd (Gevaerd & Benites Sociedade de Advogados)

Somos ou não sal ?

TEXTO: MATEUS 5:13 - Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Queridos.

O sal é portador de uma propriedade distinta e importante, que é a de conservar ou condimentar os alimentos. No texto lido a ideia não está relacionada a conservar ou condimentar. É certo que se tem usado muito esta ideia.

A ideia do texto é que o crente santificado possui aquilo que professa, da mesma forma que o sal apresenta a propriedade que se espera que os crentes tenham a mesma propriedade.

O sal puro não perde sua propriedade, mas misturado só serve para ser jogado fora. Conservar a aparência não adianta de nada para Deus.

O SAL E AS BOAS OBRAS - Ilustremos o cristão como sal.  Características.

- Preservadora das verdades do Cristo ressuscitado.

- Salvadora pois em Cristo temos vida eterna.

- Evangelizadora para poder divulgar a Palavra de Deus.

- Póstuma pois mesmo após de morto, ainda fala (Abel).


O SAL E OS DESVIOS – Quando há desvios no sal ele produz...

- Produz - indiferença religiosa responsável pela multiplicação a iniquidade e o esfriamento do amor de muitos.

- Produz - Incapacidade para o reino pois se esqueceu sua finalidade que é saborizar a vida dos homens.

- Produz - Perda do entusiasmo espiritual esquecendo-se do primeiro amor.

A DETERIORAÇÃO DO SAL – Quando o sal deixa de salgar para nada serve, embora já tenha sido bom e cumprido o seu papel. Se através de nós o mundo não tomar conhecimento da graça de Deus não servimos para nada. (2Pd.2:20)

 Queridos. O sal que não servia nos ritos dos sacrifícios era lançado nos degraus, nas ladeiras e nas estradas como aterro. Era pisado pelos homens.

Assim acontece com o crente que não é autêntico.

Quando o crente perde a sua propriedade deixa de influenciar o mundo, provoca desvios e se deteriora, servindo apenas de empecilho para a vida cristã.

Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013

Acompanhamento de Proposições: PL 5510/2013: Acompanhe o Andamento das Propostas para o Bem-Estar dos Idosos na Câmara dos Deputados. É fund...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS