sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Velhas árvores


Velhas árvores – (Olavo Bilac)

Olha estas velhas árvores, mais belas

Do que as árvores moças, mais amigas,

Tanto mais belas quanto mais antigas,

Vencedoras da idade e das procelas…

 

O homem, a fera e o inseto, à sombra delas

Vivem, livres da fome e de fadigas:

E em seus galhos abrigam-se as cantigas

E os amores das aves tagarelas.

 

Não choremos, amigo, a mocidade! Envelheçamos rindo. 

Envelheçamos Como as árvores fortes envelhecem, 

Na glória de alegria e da bondade,

Agasalhando os pássaros nos ramos,

Dando sombra e consolo aos que padecem!


Cuidado com a perda da autoconfiança


CUIDADO COM PERDA DA AUTOCONFIANÇA - “E houver espantos no caminho”. Todos precisam saber que a perda da autoconfiança não é consequência do envelhecer.

A vida as vezes nos surpreende com perdas que nos deixam desorientados e confusos nos levando a perda de confiança e a fé em nossas qualidades básicas. Mas não é o fim. Sabemos que Deus em sua soberania e majestade nos ajuda a manter autoconfiança para que todos os nossos dias sejam renovados e esperançosos.

A perda da autoconfiança faz surgir o medo de sair sozinho ou sair à noite motivado por alguma deficiência. Não tenhamos medo dos espantos do caminho, pois quem “anda com Jesus Cristo não tem medo de assombração” disse o poeta popular.

Se no envelhecer surgem as ‘dúvidas’, o ‘talvez’ ou ‘será’, lembre-se que quando Deus caminha ao nosso lado o ‘não posso’ deve se transformar em “tudo posso naquele que me fortalece[1].

Um dos grandes males que ataca quem perdeu a autoconfiança é a ausência de emoção na vida. Não é porque envelhecemos que temos que ser um iceberg passivo esperando derretimento nos trópicos. No envelhecimento podemos ser ousados sem correr riscos. A ousadia apimenta a vida e nos leva às aventuras, até porque quando superamos estes riscos temos uma sensação vitoriosa.

Recupere a autoconfiança acreditando em seus sonhos. No dia do Senhor os “idosos sonharão” como diz o profeta Joel[2]. Portanto, busque alternativas no Senhor para que os seus sonhos se realizem; tenha fé, mas não esqueça que mesmo no envelhecimento as conquistas chegam por etapas.

Recupere a autoconfiança eliminando as inseguranças. É melhor ter cautela na hora de decidir do que se arrepender dos feitos. Na vida acertamos e erramos, mas o importante é deixar de fora os erros e alimentar o dia a dia da vida com coisas positivas, coisas que agradam a Deus.

No processo de recuperação da autoconfiança seja a locomotiva e não vagão. Tenha seus próprios trilhos, mas nada impede, se preciso for, de parar nas estações. Seja você mesmo. As pessoas são diferentes, não existem clones e muito menos uma forma para o envelhecimento. Sábio é aquele que não faz comparação de si mesmo.

Não se culpe por não ser perfeito nem lamente pelas quedas da vida. A Bíblia diz que não há um só que seja justo. Ao cair não fique no chão, pois ninguém é perfeito. Podemos errar no envelhecimento, mas são nas quedas que o rio se fortalece e produz energia. A vida é um constante aprendizado; extraia a sabedoria da experiência vivida, mas nunca esqueça que o envelhecimento não é um monopólio particular.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)



[1] Filipenses 4,13.

[2] Joel 2,28. 


Anjos na bíblia


ANJOS NA BIBLIA.

               A doutrina dos anjos está presente no Velho Testamento. Os anjos são criados por Deus. No hebraico a palavra ANJO é MAL'Akh, mas há várias expressões usadas para designar os anjos como  

  • Filhos de Deus.Gn.6:2-4; Jó.1:6:2,1).
  • Filhos dos Poderosos. Sl.89:6
  • Santos.Sl.89:5-7
  • Vigia. Dn.4:13 e 17:23
  • Concilio. Sl.89:7
  • Congregação.Sl.82; 89:5
  • Exércitos. Is.1:9; 13:11; Lm.3:2.

Com relação ao número de anjos o VT, apresenta um número elevado. (milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele - Daniel 7:10).

Quanto a natureza os anjos são espíritos incorpóreos. Daniel 7:10, se tem a ideia de fogo, assexuados e superiores aos homens conforme 2º Sm.14:20; segundo o profeta Isaias é portador de poder: “Então, saiu o Anjo do Senhor e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil homens”.

Mas não são oniscientes e por natureza teve começo, mas não ter fim.

Os anjos bons se alegram com as obras de Deus (Jó.38,7), são mensageiros de Deus (Gn19:1), orientam as nações. (Dn.10:13), protegem os fieis (1.Rs.19:5-7; Sl 34:7), louvam e adoram a Deus no livro de Salmos.

Enquanto isso os anjos maus impedem o bem-estar espiritual do homem (Jó.2:7), é contra a Deus (Zc.3:1-2).

Já o anjo teofânico aparece várias vezes no VT e é identificado como YHVH: Teo (Deus) + fanico(aparecer).

Este anjo fazia parte da aliança de Deus com o seu Povo.

O anjo do Senhor que acampa ao nosso redor‚ o próprio Deus que se manifesta no Espírito Santo.

Anjos no NT. Os cristãos oriundos do judaísmo conservam a crença nos anjos, não só pelo aspecto cultural, mas porque eles aparecem em vários momentos no início de cristianismo.

A palavra para anjo‚ está presente em vários livros onde eles realizam diversas funções.

Estão presentes no nascimento de Jesus; alegrava-se quanto o pecador se arrependia; na ressurreição de Jesus; no juízo final. Na anunciando a mensagem de Deus, na proteção dos apóstolos, na punição de Herodes, entre outras.

Hoje os anjos são dispensáveis, pois a nova aliança em Cristo descarta a função deles.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS