sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Dicotomia: ‘vida’ e ‘morte’

Foto: Internet

No curso normal da existência física a dicotomia ‘vida’ e ‘morte’ é hifenizada pelo envelhecimento e não se pode fugir dele como ‘o diabo foge da cruz’, como se diz no dito popular. A Bíblia, Livro Sagrado para professos ou não, revela que o envelhecimento é o redutor da vida e se manifesta através da matéria desde o nascimento como resultado da ação humana em desobedecer ao Criador no Jardim do Éden, como narra o texto do Gênesis.

A vacina contra o envelhecimento estava na obediência ao Criador como registra o texto de Gênesis: “Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”[1] Desde o momento narrado no Gênesis até os dias de hoje, a humanidade aliada aos conhecimentos empíricos e/ou científicos buscam através de práticas e teorias respostas para eliminar este redutor da vida e assim aniquilar por vez o envelhecimento. O envelhecimento não é uma doença como entendem alguns cientistas; apesar de ocupar muito tempo e espaços nas agendas científicas.

Na constante busca para curar a humanidade do envelhecimento os cientistas têm formulado várias teorias. Entre as teorias existentes as seguintes são as que recebem maiores destaques no universo acadêmico na atualidade: (a) Teoria “da morte das células nervosas”. Segundo seus teóricos provocam a morte de células desde o momento do nascimento porque em sua maioria elas não se reproduzem; (b) Teoria “da mutação”. Tenta explicar o envelhecimento a partir das alterações do DNA das células ao longo da vida; (c) Teoria “do radical livre”. Que surgiu em 1954, com o Dr. Denham Harmon, que estudou o envelhecimento, a partir das consequências da ação dos radicais livres no corpo.

Outros estudiosos têm escrito a respeito da longevidade humana, mas até agora, não chegaram a nenhuma explicação plausível, apesar de buscarem respostas no ciclo lunar, nas dinastias familiares, no sistema de numeração sexagesimal sumério ou babilônico, entre outros. Tudo isso porque há estudos na área da biologia molecular, relacionados ao funcionamento das células e da longevidade humana, que apontam para confirmar a longevidade das pessoas antes do dilúvio, como relatam os textos bíblicos.

Enquanto a ciência discute o envelhecimento, a Bíblia, Palavra de Deus revelada, desde o princípio já definiu a causa. O decreto de Deus para o pecador é a morte e o envelhecimento é a causa da morte natural; como a Bíblia fecha a questão, ela é com frequência questionada no universo acadêmico por relatar fatos que segundo os cientistas não se ajustam com as posições científicas, mas até agora nenhuma teoria fechou a questão, superando a revelação divina.

O texto de Gênesis registra a saga de pessoas que viveram muitos anos e que chegaram à marca de idade que temos dificuldades em alcançá-las como no caso de Matusalém, o mais idoso nos registros bíblicos, que alcançou 969 anos de idade.

Depois do dilúvio, Deus decretou a idade do homem em 120 anos. "Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos”[2]. Sabemos que pela graça e misericórdia de Deus muitos homens e mulheres viveram mais de 120 anos como está registrado nos textos bíblicos.

Será que estamos caminhando em direção à promessa apocalíptica descrita no capítulo 20 do Livro de Apocalipse? Ou apenas estamos melhorando geneticamente a espécie através da qualidade de vida? Enquanto não se tem a resposta o certo é procurar melhorar a qualidade de vida enquanto estamos vivos.

 

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)



[1] Gênesis 2,17.

[2] Gênesis 6,3.

A Atração da cruz


Atração da cruz           

João 12:32

Queridos. Caminhando com o pai certa criança ao passar por uma igreja perguntou: - Papai, por que aquela cruz está lá no alto? O pai explicou como pode e o menino ficou satisfeito. Nos países islâmicos o cristianismo é proibido, lá não existe cruz, nem a da organização Cruz Vermelha Internacional.

Qual seria nossa posição diante de tal pergunta ou situação? Por que Cristo teve que morrer na cruz?

Sua morte teve comunicação previa, um homem marcado para morrer por conta do pecado da humanidade em desobedecer a Deus. Morto espiritualmente, afastado da presença de Deus o homem não tinha como comungar com Deus.

Porque todos pecaram, todos estão necessitados da graça de Deus, por isso o Apostolo Paulo aponta o recurso da fé "de sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus”.

Porque é na cruz que a prometida restauração espiritual acontecerá e todos descobrirão nela que a razão do existir se encontra nele, aquele que nela morreu: Jesus.

Como Cristo atrairá para si todos os homens?

Através da ação poderosa do Espírito Santo, pois não há falha na missão do filho. A atração será como a de um imã gigante, irresistível da mesma forma como cada um de nós fomos atraídos.

A força de um imã é medida por Gauss. Nunca bússola para mover o ponteiro é necessário ½ gauss. O maior imã do mundo está no USA e o seu campo magnético é de 300.000 gauss e para fazê-lo funcionar é preciso 4.500.000 watts, o suficiente para acender 45.000 lâmpadas de 100 watts.

Jesus quando veio ao mundo estabeleceu um campo magnético espiritual tão poderoso que junto dele este imã é brincadeira de menino. Jesus é o maior imã do mundo.

A Atração da atração.  A crença total em Cristo Jesus, pois em nenhum outro há salvação, porque nenhum outro pode nos salva. Foi por isso que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todos aqueles que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Isso é a promessa de Gn.3:15 está sendo cumprida e será completada.

Agora você já sabe o porquê da cruz. Ela é sinal de adição, fomos adicionados a família divina. A cruz de Cristo é símbolo de nossa salvação e da maior página de amor já escrita na história; Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, nossos pecados (2.Co.5:21). A cruz que era nossa, agora é de Cristo com propósito de libertar os homens do domínio do adversário.

Queridos. Um prego junto ao imã receber uma carga maior de atração, mas quanto mais longe estiver menor é a atração; assim é nossa vida espiritual quanto mais longe de Jesus mais fraco somos espiritualmente. 



Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS