segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Snpi completa 70 anos

Snpi completa 70 anos:

ACONTECEU – No domingo, 18 de setembro de 2022, o Culto de Ação e Graças, que a Igreja Presbiteriana de Tejipió, em Recife/PE, realizou para agradecera Deus por mais um ano de vida que o Criador concedeu as Revs. Gedeão Ferreira (titular), e Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa e auxiliar do Rev. Gedeão Ferreira. 
Ministrou a Palavra do Senhor, na ocasião o Rev. Arnaldo Matias, pastor da Igreja Presbiteriana de Areias em Recife/PE. Após o Culto houve a confraternização na área social do templo. 
 Agradecemos ao Conselho. a Igreja pelo carinho para o Rev. Pinho Borges e família que congrega na IPB Tejipio.





Passeio para Nova Friburgo


ACONTECEU, A Secretaria Presbiterial de Vilar do Teles no Rio de Janeiro, realizou no dia 17 de setembro de 2022, um Passeio para Nova Friburgo no Rio de Janeiro. A Secretária Presbiterial é a Sr.ª Eliane Scherrer. 
Conhecida como a “Suíça brasileira”, Nova Friburgo é famosa pelo clima ameno e agradável, pelas belezas naturais, pela culinária local e pela arquitetura de seus prédios do período colonial. Está localizada a 846 metros, do nível do mar Nova Friburgo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2021 é de 191.664 habitantes. Localiza-se no centro-norte do estado, distando 136 km da capital fluminense.

Repapi Unidos por Cristo em ação.

Cuidado com as cordas vocais


Cuidado com as cordas vocaisCUIDADO COM AS CORDAS VOCAIS – “E todas as filhas da música se abaterem”. Todos precisam saber que não se perde a voz porque envelheceu. 
Todas as filhas da música representam as cordas vocais, que com o passar dos anos diminui a pressão afetando a qualidade da voz que pode tremer e crepitar. As alterações mais frequentes da voz ao longo da vida são: velocidade, resistência, estabilidade, força e coordenação. 
A pessoa idosa sofre dois tipos de alterações anatômicas: 
(a) calcificação e ossificação gradual das cartilagens laríngeas, e (
b) atrofia dos músculos intrínsecos do sistema fonatório.[1] 
Quando a voz começa a envelhecer? Segundo os estudiosos a “voz madura” começa aos 18 anos, e que aos 60 anos a laringe começa a apresentar mudanças nos aspectos morfológicos; o período da eficiência máxima vocal acontece dos 25 aos 40 anos; a voz do adulto começa a apresentar sinais de envelhecimento no homem aos 60 anos e na mulher aos 50 anos. 
Segundo Hirano & Bless (1997), aos 75 anos a pessoa apresenta sinais visíveis de envelhecimento do aparelho vocal.
 (Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)

Mudança de rota

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS