terça-feira, 26 de abril de 2022

Diaconato

Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento. Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria.  Atos 6.

Queridos. O diaconato é o exercício da diaconia. Por não ser uma palavra da língua portuguesa os dicionaristas só definem o significado eclesiástico dela, mas a diaconia é uma instituição da igreja primitiva, por ordenança dos apóstolos afim de resolver as dificuldades da igreja de Jerusalém em sua ação social, junto às viúvas não judias. (Atos 4:32-35; 6:1-7).

O diaconato é o exercício de servir às mesas; e a palavra aquele que atende à mesa; o diaconato foi instituído para solucionar as carências no seio da igreja a respeito da divisão de alimentos.

A IMPORTÂNCIA DO DIACONATO - Na visão apostólica as pessoas escolhidas teriam a responsabilidade de servir, de perseverar na oração para que os apóstolos continuassem alimentando espiritualmente os novos convertidos.

O serviço do diaconato é tão importante que os escolhidos devem ter qualidades específicas como:

Boa reputação. O apóstolo Paulo descreveu os aspectos da reputação. Ser honesto, sincero na palavra, não dado a muito vinho, não cobiçoso, fiel a esposa, governar os filhos e a própria casa. A boa reputação deve se estender à igreja, a sociedade e a família.

Ser cheios do Espírito Santo. Com certeza precisavam produzir o fruto do Espírito em suas vidas para cooperar na paz na igreja, e êxito no ministério da palavra.

Ser cheios de sabedoria. A ação social sempre gerou problemas e não seria diferente na Igreja; ela é uma área que exige sabedoria na administração na hora de atender os necessitados de forma justa e edificante. O diaconato é um ministério perseverantes; para pessoas que tenham visão das necessidades dos outros.

Na criação deste ministério na igreja, houve uma determinação pelos apóstolos a igreja que escolhesse entre eles pessoas com determinadas características estabelecidas pelos próprios apóstolos.

Obedecendo aos apóstolos, a igreja escolheu sete homens com as características estabelecidas. A igreja escolheu e a escolha foi referendada pelos apóstolos.

Houve a imposição de mãos sobre os escolhidos. Algo semelhante ao que Moisés fez com Josué e, aos presbíteros escolhidos pelas igrejas do Novo Testamento.

Espera-se dos diáconos que sejam pacificadores, ministradores, sábios pois também são responsáveis pela espiritualidade da igreja. O diaconato foi instituído para possibilitar que os apóstolos se dedicassem à oração e à pregação da Palavra de Deus.


SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS