segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Exercícios neuróbico


Exercícios neuróbico

No NOSSA OPINIÃO de hoje vou comentar uns desafios da Neuróbica que me mandaram. Primeiro fui descobrir o que vem a ser Neuróbica. Descobri que é tratamento cognitivo para desenvolver o uso pleno do cérebro. Também descobri que para ser um ‘neuróbico’ (existe esse termo?) eu devo fazer tudo ao contrário da minha atual rotina, para forçar o meu cérebro a realizar um trabalho a mais.

Isso me fez lembrar da banca na Universidade, e lembrar de Maffesoli, professor e escritor dos contrários; ele ensina que devemos comer sem ter fome e dormir sem está com sono.

Fui aconselhado a fazer os seguintes exercícios.

Olha! Isto é ciência pura.

Veja fotos de cabeça para baixo. Fiquei na dúvida eu ou a foto. Claro que a minha opção foi colocar as fotos de cabeça para baixo, pois aos 70 anos, não dá para “plantar bananeira”.

Use o relógio no braço oposto.  Fiquei confuso. Qual é o meu braço oposto? Como não gosto de relógio não usarei nem no braço direito, nem no esquerdo e muito menos no oposto.

Veja o tempo no espelho. Um dia o Espelho me falou: “Tá ficando idoso”. Ele é cruel; seriamos mais felizes se não existe espelho.

Caminhe ao redor da casa. O amigo que me mandou esses exercícios, esqueceu que minha casa é conjugada, o máximo que posso fazer é um “bate e volta”.

Escove os dentes com as mãos direita e esquerda. Esse tá fácil. Pois todas as vezes eu escovo os dentes com a mão direita, mas quando olho no espelho vejo a escova na mão esquerda.

Vista-se com os olhos fechados. Se com a luz as vezes tenho dificuldades e coloco as pernas numa passagem da bermuda, imaginem no escuro.

Altere o itinerário na voltar para casa. Não faça isso se estiver senil, vai se perder com certeza, principalmente se você estiver em Londres.

Sinta sabores diferentes. Tentei comer coisas exóticas, mas não gostei de jiló. Amarga muito.

Brincadeira a parte; e falando sério. Os conselhos são reais, mas os comentários são puras distrações.

Na minha opinião qualquer tipo de exercício que desenvolva a mente é bem-vindo para nós idosos, mas é bom consultar um especialista no assunto, para não ser surpreendido com algum tipo de infortúnio.

Será que no futuro, nós idosos vamos ser chamados de “neuróbico”?

Espero que não. Mas quem viver verá.

 

 

Unção com óleo

Queridos.

Algumas correntes evangélicas costumam utilizar nos dias o óleo para ungir as pessoas e coisas com o propósito de receberem uma bênção de Deus. Na Bíblia existem mais 600 referências sobre o uso do óleo.

Hoje se fala muito em óleo ungido. No imaginário do crente ele é um símbolo da fé em Deus com capacidade de purificar e santificar as coisas. O óleo em si, não é uma substância "mágica", mas não podemos negar que para certas pessoas é uma ferramenta com poder.

No Velho Testamento encontramos várias formas de uso do óleo e no geral tinham a finalidade de separar para os cuidados de Deus. No Salmo 92,10 - Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco.

No Antigo Testamento, os sacerdotes, após a unção eram considerados santos, e dedicado ao serviço do Senhor (Êxodo 30.30; 29.7; levítico 8.12).

No Cristianismo, somos “sacerdócio real” (1 Pe 2.9), porque temos a unção espiritual.

Os reis também eram urgidos. Óleo era derramado sobre eles, na consagração para o cargo real, como servo de Deus. Como exemplo Saul, Davi, Salomão entre outros. Esta é uma unção de autoridade.

Profetas também foram urgidos.

Elias ungiu Eliseu como seu sucessor (1 Rs 19.16).

A unção dos enfermos: Os leprosos deveriam ser ungidos ministrando sobre suas vidas o perdão a cura (Levítico 14.13-18).

Assim com a água do batismo não lava os pecados o azeite da unção não cura, o que cura é a fé no Nome de Jesus.

No passado bíblico cidades foram ungidas, a bacia do propiciatório etc., isso significava que estavam separadas para Deus.

O óleo também era sinal de hospitalidade. Sl.23:5 - unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Jesus reclamando da falta de hospitalidade de Simão disse “Lc.7:46. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés”.

Queridos.

Unção significa ‘ato ou efeito de ungir’.  Contudo, unção não é o óleo em si e sim a manifestação do poder de Deus através do Espírito Santo que nos unge. A unção espiritual é a capacitação dada por Deus para cumprimento de uma missão dentro de propósitos divinos.

De forma empírica podemos dizer que Unção é poder.

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS