quarta-feira, 13 de abril de 2022

Presb.º Milton Santos: Im memoriam


Presb.º Milton Santos: Im memoriam
É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Presb.º. Milton José dos Santos, da Segunda Igreja Presbiteriana de Pirituba em São. Paulo, Secretário Presbiterial da Pessoa Idosa do Presbitério de Pirituba e coordenador do Ministério Esperança em Cristo (MEC), grupo de idosos de sua Igreja. Na quinta feira (5 de abril) o Presb.º Milton e sua esposa Cidinha, sofreram um acidente, o casal estavam no ponto de ônibus e uma moto os atropelou; ambos foram levados para a UTI , mas ele não resistiu os ferimentos e veio a óbito. Conheci o Milton, quando pela primeira vez realizamos um trabalho com pessoas idosas na Primeira IPB de Pirituba e sempre o encontrava nos trabalhos realizados pela Secretaria meu ip Presbiterial da Pessoa Idosa do Presbitério de Pirituba. Este ano no mês de março nos encontramos mais uma vez na programação da Secretaria Sinodal da Pessoa Idosa do Sínodo de São Paulo. Este ano aos 73 anos de idade, e por mérito, foi eleito como Secretário da Pessoa Idosa do Presbitério de Pirituba (SPPI)., pois desenvolvia um bom trabalho no MEC de sua Igreja e sempre atuante na Secretária Presbiterial. Digo com toda certeza, você Milton, já está fazendo falta ao nosso segmento, mas como não sabemos os propósitos do Criador, só nos resta agradecer a Ele pela sua vida e suas ações em nosso meio e pedir a Deus consolações para sua família sanguina e da fé.

Apocalipse: A Igreja enfrentando o mal

ESTUDO SOBRE O APOCALIPSE - 09

TEMA: A IGREJA ENFRENTA O MAL

TEXTO: Ap.12,1 a 14,5.

Olá,  mais uma vez nós estamos aqui para realizar o nosso estudo no livro de apocalipse o nosso estudo hoje é o de número 9 e vai tratar a Igreja enfrentando o mal.

Lembrando que estamos fazendo breves reflexões esclarecedoras para que todos tenham acesso às simbologias literárias que o livro do Apocalipse apresenta.

Lembramos também que esse estudo está disponível no nosso canal no YouTube também na rádio maturidade.com e no site idosonews.com.

 Neste comentário definir os personagens que são citados a partir do nome de cada um.

MULHER - Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça. (Ap 12:1)

A representação de uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com 12 estrelas na cabeça, mostra sua majestade, mas quem é essa mulher? Alguns advogam que é Maria mãe de Jesus. Mesmo com todo a bem-aventurança Maria nunca recebeu asas para fugir (v.12:14).

Outros defendem que é a Igreja Cristã. Também não pode ser, porque Cristo é quem gera a Igreja e não a Igreja a Cristo.

A melhor interpretação para a mulher é que ela representa o POVO DE DEUS, porque várias vezes o povo foi representado no Velho Testamento como uma mulher (Is.26:17).

João viu também, “outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas”. (Ap 12:3). Adiante lemos que Ele foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. (Ap 12:9).

O que há na terra e por quanto tempo? “Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap 12:12).

FILHO - Aqui, creio que não há dificuldade em reconhecer o Filho como Cristo. Lembre-se que na morte Cristo vence o leviatã.

1ª BESTA - A primeira besta vem do mar. Na literatura judaica as bestas estavam sempre presentes. O Leviatã(macho) vivia no mar. A Beemoth (fêmea) vivia na terra, foram criadas no 5º dia e deveria se revelar com a chegada do Messias. João, apresenta esta besta com as quatro características das bestas relatadas em Daniel, capítulo 7. Representam os quatro impérios:

O Leopardo: vigilante e feroz; b) O Urso nos pés. O poder para esmagar; c) O Leão na boca. O rugido que dá medo. d) Dragão, poder e autoridade. A primeira besta é o símbolo do poder civil e militar, na época de João, o império Romano. Hoje qualquer governo que perseguir os cristãos.

2ª BESTA - Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. (Ap 13:11).

A segunda besta é uma adulteração do Cordeiro, possui dois chifres e fala como o dragão. Faz o papel do falso profeta, que entra na Igreja para desviá-la da sã doutrina. João, alerta que os falsos profetas farão milagres como Elias.

SINAL DA BESTA - Todas as vezes que se fala no sinal da besta, sentimos um arrepio. Na época os soldados eram tatuados com o nome de sua unidade e do imperador. Os escravos eram marcados com o nome do dono como um ferro em brasa. Hoje nós temos as nossas marcas. Como CPF, CI, CTPS, Chips, etc.

Sobre este sinal já se escreveu muitas páginas com várias interpretações.

Uma das explicações aceita é a que o número 666, representa alguém.

Era comum na época este tipo de grafia, principalmente quando se queria ocultar o nome da pessoa citada. Na época se usava letras no lugar de números, tanto no grego como no hebraico. Os números romanos são bastante conhecidos nosso: I = 1; V = 5; X = 10; L=50; C=100; D=500; M=1000.

O problema dos estudiosos do Apocalipse é saber em que língua estava escrito o número 666.  João escreve em grego. O imperador era romano. A língua sagrada era o hebraico.

Exemplificando: NERO CESAR = NRON KSR (hebraico) = 666

O mais prudente é aceitar que 666 é uma sucessão de imperfeição e desta forma representa o Anticristo.

 

Quais as seis marcas que estão naqueles que não receberam a marca da besta?

Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.

Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa.

Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.

As seis marcas são:

São os que não se macularam com mulheres, porque são castos.

São os seguidores do Cordeiro por onde quer que ele vá.

São os que foram redimidos dentre os homens,

São as primícias para Deus e para o Cordeiro;

São os que não se achou mentira na sua boca;

São os que não têm mácula. (Ap 14:1-5).

Foi bom estar com você mais uma vez nesse estudo sobre o livro do apocalipse amanhã nós nos encontramos mais uma vez para tratar deste assunto.

Que Deus continue abençoando a todos.

Este estudo vai estar disponível nos nossos canais: idosonews.com, radio maturidade e no Youtube

 


Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões:

Ter Confrei no quintal pode ser benéfico por várias razões: Propriedades Medicinais: O confrei (Symphytum officinale) é conhecido por suas p...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS