quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Não respeito. Mais violência


Não respeito. Mais violência: Estudos sobre a longevidade requer conhecimento dos aspectos demográficos do Brasil; nas últimas décadas a população brasileira passou de 40 milhões de habitantes (1960) para uma população de 192.304.735 habitantes (2010), somos a quinta nação mais populosa do planeta, perdemos apenas para China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. Com uma população tão grande há um …

Gálatas 6,11 - Com letras grandes

 Com letras grandes - Gálatas. capítulo seis versículo onze lemos:  Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho.

Queridos. Não há dúvidas de que Paulo andasse com um tipo de caneta em suas viagens para escrever de próprio punho, também não há dúvidas que ele assim procedia por dois motivos:

Primeiro para autenticar as suas cartas, como ele procedeu em outras ocasiões como encontramos em Coríntios, Colossos e Tessalônica.

Segundo para destacar os pontos principais de suas cartas. O significado das palavras “letras grandes” para Lutero e para Calvino era referência ao tamanho das letras.

"Vede com que letras grandes vos escrevi". Os estudiosos defendem que Paulo está se referindo ao tamanho das letras, mas há quem discorde que ele esteja falando do tamanho das letras. 

    Deissmann disse que letras grandes é uma referência à escrita desajeitada de Paulo por contas de suas mãos terem sido desfiguradas nas labutas e sofrimentos.

É certo que nem todas as cartas foram escritas por Paulo, ele usou um escriturário profissional, quando não tinha mais condições de escrever.

Mas há uma segunda suposição de que Paulo aumentou o tamanho das letras para enfatizar parágrafos como se faz hoje grifando, colocando em negrito, ou até mesmo colocando em maiúsculo.

E assim procedendo podia chamar a atenção ou até mesmo impressionar os gálatas nos pontos principais da carta.

Um terceiro argumento é aquele que defende que Paulo escrevia com letras grandes decorrente de um problema de visão, oriundo do encontro com Jesus na estrada de Damasco.

Para alguns estudiosos o “espinho na carne” relatado na segunda carta aos coríntios era o problema nos olhos de Paulo.

Que Deus nos ajude a compreender sua Palavra.

Texto reverendo Pinho borges.   locução digitalizada. 

 


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS