quinta-feira, 4 de novembro de 2021

O barro e o oleiro

O BARRO E O OLEIRO

 

Isaías 64.8 lemos: "Mas agora, ó Senhor, tu és o nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos".

 

Na definição de Isaías, somos barro nas mãos do Senhor. Vejamos algumas lições extraídas dessa bela metáfora:

Em si mesmo, o Barro Não Tem Valor. Ele não é objeto de disputas. Não conhecemos narrativas de guerras entre as nações por causa do barro. Por causa do petróleo, do ouro, sim. Mas barro? desconheço.

Nas sabemos que o Evangelho tem sofrido por conta de nossas vaidades.

Por exemplo. Vez por outra achamos que somos muita coisa, mas lembre-se que "Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado aquele que se recomenda a si mesmo" (2Co 10.17,18).

Algum já disse: "Deus a todos fez do pó da terra; mas alguns pensam que foram feitos de porcelana".  

Calma, queridos, devagar com o andor: Você é de barro!

 

O Barro É Frágil. Diferente do ferro ou do bronze, o barro se espatifa à-toa. Lembra a facilidade como nossos projetos desmoronam. Basta uma pequena pressão da vida para que os nossos sonhos se despedacem como a botija de Jeremias (Jr.19.10).

O barro não tem querer.  Isaías questiona: "porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes?" (Is 45.9).

Não tem sentido o oleiro ser consultando o barro sobre a forma que este deveria receber.

Deus ensina uma poderosa e inesquecível lição a Jeremias, ordenando-lhe que vá à oficina do oleiro e observe bem o seu modo de trabalhar.

E Jeremias viu quando o vaso se estragou na mão do oleiro, e ele tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem ao modelo que escolhera (Jr 18.4).

Lembre bem essa frase "conforme pareceu bem ao modelo que escolhera. Isto é a forma do vaso é do oleiro, ao barro só resta a opção de se render à vontade soberana do artista que o manipula.

Na mão do oleiro o barro é a matéria prima., assim fez Deus no Gênesis. É o artista quem com suas mãos resgata o barro da mediocridade, tornando uma arte.

Paulo diz: "Temos, porém este tesouro em vasos de barro, para
que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte
" (2.Co 5.7).

Queridos.

Deixe as mãos do artista perfeito transformar sua vida numa obra de arte valiosa.

Cante com o poeta: "Eu quero ser,  Senhor amado, / Como vaso nas mãos do oleiro. / Quebra minha vida / E faze-a de novo. / Eu quero ser, eu quero ser / Um vaso novo".

Que Deus te abençoe.


CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras

CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras : SUBCOMISSÃO II – Finanças II – CE-SC/IPB-2024 – DOC.LXIII – Quanto aos documentos 198, 199,...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS