CARTILHA : ENVELHECIMENTO CONSCIENTE


MODELO DE PROPOSTA PARA IMPLANTAR UM GRUPO DA
TERCEIRA IDADE NA IGREJA

I. MOTIVAÇÃO – Assim como no Brasil, o número de pessoas idosas está aumentando na Igreja Presbiteriana a cada dia. Dois fatores contribuem para este fenômeno, que não é apenas brasileiro, mas mundial: A diminuição da taxa de natalidade: menos crianças nascendo e o aumento da expectativa de vida que pode chegar a 72 anos no ano 2020. Relatórios da Organização Mundial da Saúde:(,) a previsão é de que, no ano 2014, a população idosa em todo o mundo seja de mais de 1 bilhão e, no ano 2025, o Brasil terá a 6ª população idosa, aproximadamente 32 milhões de pessoas.
A Igreja Presbiteriana do Brasil reconhece que é necessário efetivar  ações para que as pessoas idosas tragam para o seio da comunidade eclesial a sabedoria e a experiência de uma vida dedicada e produtiva.

II. IDENTIFICAÇÃO - Proposta de organização de um grupo de convivência para as pessoas idosas que será  formado por homens e mulheres da igreja local e da comunidade onde a igreja estiver inserida.

III. JUSTIFICATIVA - Considerando-se que:
a)    Há um aumento do número de pessoas idosas na Igreja local.
b)    Há necessidade da criação de espaços próprios para reflexão da temática relacionada com a pessoa idosa.
c)    Há na Bíblia várias recomendações de como tratar o envelhecimento no meio do povo de Deus.
d)    Há na pessoa idosa um manancial de contribuição para ajudar a igreja no equilíbrio familiar, eclesial e social.

IV. CLIENTELA - Homens e mulheres da igreja local e da comunidade com idade a partir de 60 anos.

V. OBJETIVO GERAL – Proporcionar aos participantes do grupo a oportunidade de usufruir um envelhecimento ativo e saudável do ponto de vista espiritual e social.
 VI. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a)    Criar oportunidades para que a pessoa idosa possa compartilhar e valorizar suas experiências com seus pares.
b)    Criar oportunidades de lazer através da realização de viagens, excursões, passeios, visita a teatro, etc.
c)    Desenvolver momentos de interação entre gerações a fim de favorecer a convivência e troca de experiências com pessoas de outras faixas etárias.
d)    Desenvolver ações para melhorar o relacionamento da família para com a pessoa idosa para que a mesma seja tratada com amor e consideração, mostrando que não há juventude sem envelhecimento.
e)    Despertar e reforçar na igreja que os princípios cristãos exigem uma atitude de respeito e honra para com a pessoa idosa.
f)      Desenvolver ações junto ao Conselho da Igreja para a formação de uma Koinonia do Idoso.
g)    Possibilitar à pessoa idosa o aprendizado de novas referências de vida a fim de despertar o interesse por inclusão social e assim evitar a alienação mundana.
h)    Oportunizar à pessoa idosa criar, formar e fortalecer amizades sociais.
i)      Organizar encontros de reflexão sobre envelhecimento a fim de eliminar os mitos e preconceitos.
j)      Oportunizar a prática recreativa e física instrumentalizada através de atividades sociais, lúdicas, de lazer e culturais.
k)    Desenvolver a consciência cidadã a fim de que a pessoa idosa possa exercitar seus direitos de cidadania e buscar os benefícios oferecidos pela legislação do país.
l)      Informar a pessoa idosa sobre serviços públicos municipais, estaduais, federais e privados existentes que estão direcionados para atender às necessidades do segmento.

VII. QUANTIDADE DE PARTICIPANTES – O número de participantes em cada grupo é variável e deve ter entre 10 e 30 pessoas. Se a igreja tiver mais pessoas interessadas pode organizar outros grupos. A limitação de participantes ajuda na dinâmica de funcionamento do grupo.

VIII. METODOLOGIA DE FUNCIONAMENTO – A metodologia de trabalho vai depender da dinâmica de cada grupo e pode ser realizadas através de:
·      Encontros – Os encontros podem acontecer de forma quinzenal ou mensal e com programação dinâmica para não cansar a pessoa idosa.
·      Palestras - Rápidas palestras educativas com profissionais de diversas áreas. O tempo de concentração da pessoa idosa vária entre 20 e 30 minutos no máximo.
·      Oficinas de trabalhos manuais – Promover oficinas para aprendizado e venda dos trabalhos manuais produzidos pela pessoa idosa.
·      Oficinas culturais – Motivar a participação nas oficinas como: canto coral, quarteto, dueto, instrumental, teatro, jogral, orquestra, entre outros.
·      Lazer - Realizar passeios, excursões e viagens de lazer aproveitando os incentivos oferecidos pelo Governo. Assim como promover jogos recreativos, brincadeiras, gincanas compatíveis com as condições da pessoa idosa e a dinâmica de grupo.
·      Koinonia – Incentivar junto ao Conselho a criação de uma Koinonia da Pessoa Idosa a fim de dar assistência ao grupo e ajudar no resgate da autoestima e valorização na fase do envelhecimento.  

IX. RECURSOS – Quanto aos recursos são necessários nas esferas humana, material e financeira.
Humana – É necessário que uma pessoa coordene o grupo e que de preferência seja uma pessoa idosa, mas é preciso formar uma equipe de apoio que vista a camisa do segmento com criatividade, respeito e compromisso com a causa e com o reino de Deus.
Material – O grupo deve se reunir em sala arejada, limpa, aconchegante e de boa acessibilidade; e quanto às atividades de lazer é recomendável ao ar livre.
Financeiro - A equipe providenciará recursos financeiros junto ao Conselho da Igreja ou doações entre os membros do próprio grupo para oferecer o lanche em cada reunião, programas especiais, passeios e outros gastos necessários.

X. DOCUMENTAÇÃO – Organização também é prioridade; por isso, se faz necessário que o grupo tenha seu próprio arquivo.
· Ficha de inscrição – Contenha os dados pessoais que possibilitem conhecer melhor o perfil e o interesse da pessoa idosa.
· Pasta - Uma pasta para cada pessoa idosa com informações atualizadas que possam ajudar na avaliação pela equipe.
· Censo - Fazer levantamento das pessoas idosas que frequentam ou congregam na igreja.
           

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS