quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Cultura bíblica

TÍTULO: Cultura bíblica. Expressões

Queridos. Existe várias expressões na bíblia que estão baseadas na cultura dos povos e que foram tomadas por empréstimos nas escrituras do Novo Testamento.

Para o povo que viveu a sua cultura as expressões não causam nenhum espanto, apenas mostram o jeito de pensar deles em relação a determinados assuntos do seu dia a dia.

Não podemos esquecer que há uma diversidade cultural e que muitas vezes algo que tem certo valor para uma cultura em outra não tem o mesmo valor. Por isso há uma necessidade de entender que os povos são diferentes, as culturas são diferentes e o entendimento cultural também é diferente.

Com relação a palavra de Deus nós sabemos que não há diferença é daquilo que tá escrito entre o novo e o velho testamento, e algo que combina.

mas é importante é situar os fatos e eventos em sua época para tirar melhor lições para a nossa vida do ponto de vista espiritual.

Por exemplo vamos citar algumas expressões próprias do antigo testamento.

Esta expressão que está e Mt 27:25, que diz: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! Também está registrado no Velho Testamento, no livro de Samuel. Disse-lhe Davi: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Matei o ungido do Senhor (2 Sm 1:16) .

Isso, revela que o povo assumia a responsabilidade da condenação que reclama

; o povo se assumia como testemunha que o legislador era inocente na morte da vítima.

Isso é correlato ao lavar as mãos diante de um condenado como aconteceu com Pilatos na condenação de Jesus.  lavar as mãos no velho testamento era mostra a inocência contra a morte de alguém.

Alguns desses costumes hebreus foram incorporados, ou tomado por empréstimos pelo Cristianismo.

Embora não utilizamos mais a essas expressões caia sobre nós o seu sangue ou o ato lavar as mãos diante de um condenado ou morto.


SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS