segunda-feira, 9 de maio de 2022

Posso deserdar meu filho?


Posso deserdar meu filho?ESTAMOS DE OLHO – Ultimamente se fala muito em Abandono afetivo inverso. O que é isso? Quando os pais abandonam os filhos é o abandono afetivo. 
É considerado a partir do não cumprimento das responsabilidades paternais. Já o abandono afetivo inverso acontece quando os filhos não cuidam de seus pais. Por conta de muitos casos de abandono afetivo inverso tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, o Projeto de Lei 4294/2008, que vai estabelecer uma indenização por damos para as vítimas de abandono afetivo.
 Desde o ano de 2014 que está tramitando na Câmara dos Deputados Nesse sentido, está em trâmite o Projeto de lei: 3145 que permitirá aos pais deserdar os filhos no caso de abandono dos pais. 
Quando aprovado vai alterar o Código Civil Brasileiro (CCB) e a deserdação alcançará os filhos que abandonem os pais nos hospitais, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) entre outros. 
Este Projeto Lei está no Senado Federal, aguardando apreciação. 
Em quais hipóteses o(s) filho(s) podem ser deserdados e assim perder os direitos hereditários. Quando estiver envolvido em crime, ou tentativa de homicídio dos pais. Quando acusar de forma caluniosa judicial os pais. Quando usar de meio violento os pais, coagindo-os para inclusão no testamento. Quando ofender fisicamente ou com injúria grave os pais. Quando desamparar os pais com doenças graves. Entre outros. 
Os pais só poderão deserdar os filhos através do instrumento do Testamento e terá que declarar o motivo da deserdação. Estamos de olho no PL 3145/15, que possibilitará os pais a deserdarem seus filhos por conta do abandono afetivo inverso.

Sec. de Idosos de Vilar de Teles/RJ


Sec. de Idosos de Vilar de Teles/RJ
ACONTECEU. A Secretaria da Terceira Idade do Presbitério de Vilar dos Teles no Rio de Janeiro, sob a coordenação da irmã Eliena Scherrer realizou um passeio, no sábado 6 de maio de 2022, para o Sítio Família Unida 2, em Taquara, no município de Duque de Caxias/RJ. 
A programação começou com um Café da Manhã, seguido de uma devocional, dinâmicas e muita recreação com corda, peteca. Foi um momento de aprendizado através de perguntas de Conhecimentos Gerais. 
Na ocasião foi comemorando o Dia das Mães e o Dia Mundial da Saúde. Com farta distribuição de brindes, incluindo as lembranças para o Dia das Mães. 
Os mais corajosos se aventuraram ao banho de piscina. Informações recebidas da Secretária Presbiterial Eliena Scherrer. Parabéns pelo evento.


Ceia do Senhor e a Graça Divina

Ceia do Senhor: Estado de graça.        

Texto: 1o.Co.11:28 – “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais

a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice”

 

Utilizado: Caçote/Uchoa.10.97 – Tejipió: 01.05.2022

 

Considerações – Qual o significado da ceia? Na época de Jesus, a ceia era a Última refeição do dia, geralmente é rápida e feita depois do jantar ou antes de deitar para dormir.

Qual o propósito da Santa Ceia do Senhor? Ceia do Senhor é a lembrança do o sacrifício que Jesus fez na cruz, por nós, nos oferecendo a vida eterna: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”.

A Ceia do Senhor como meio de graça. Não é o pão ou vinho que se tornam eficazes; eles só são eficazes pela operação do Espírito de Deus nos corações dos eleitos, mediante fé, como diz o Breve Catecismo de Westminster.

 

 

Introdução - Não há no Novo Testamento outra passagem que desperte tanto interesse como esta. Ela nos dá o aval para o mais sagrado ato de adoração da Igreja que é o sacramento da Ceia do Senhor.

Esta carta foi escrita antes dos Evangelhos, por isso o texto de Corintos é o primeiro relato que temos a respeito da ceia.

O Sacramento da Ceia do Senhor pode ter diversos significados para as pessoas, mas para ser beneficiado por ele não necessitamos de compreende-lo; assim, como para ser beneficiado pelo pão não precisamos conhecer a química de sua fabricação.

Quando Jesus pegou o pão e disse: isto é meu corpo. Não pode ser o seu corpo físico porque ele estava vivo; numa reflexão mais profunda, podemos refletir que não só representa o corpo mas algo mais.

O vinho representa um novo pacto. Havia um pacto velho; uma velha relação entre Deus e o homem que estava baseada na lei.

Por meio dessa relação Deus escolheu o seu povo, mas para que o povo pudesse ser beneficiado desta relação devia cumprir a Lei de Deus. Isto é, a continuidade do pacto dependia do cumprimento da lei.

Com Jesus a realidade é outra não dependemos da Lei, mas do amor.

Não precisamos ter habilidade para guardar a lei, mas da graça livre do amor de Deus que é oferecida aos homens

Em Cristo não precisamos ter temor do Juiz. Precisamos do amor do Pai.

No velho pacto, por não cumprir a lei o homem temia a Deus, assim como um criminoso, em tese, teme ao juiz. No novo pacto o homem se aproxima de Deus como o filho se aproxima do pai.

Indignamente -  O texto fala sobre comer e beber deste pão e vinho indignamente.

O que significa isto? O que é indigno? É não saber discernir o corpo do Senhor. Isso pode significar duas coisas.

1) Aquele que come sem saber o significado dos símbolos sagrados ou não percebe o glorioso significado do amor de Deus neles revelado.

2) Aquele que não reconhece que a igreja representa “o corpo de Cristo”.

 

Pecadores - Nesta época Paulo havia reprovado aqueles que estavam provocando divisões dentro da igreja.

Pode ser que Paulo, esteja dizendo que o que “come indignamente” seja aquele que não se tenha dado conta de que a igreja é o corpo de Cristo e que nela não deve haver divisões.

Em outras palavras, Paulo está dizendo que as desgraças que caíram sobre a Igreja de Corintos é fruto do não discernimento do ‘outro’ como corpo de Cristo mas que estas desgraças não vêm para destruir, mas para disciplinar e assim fazer seguir pelo caminho correto.

 

Conclusão - A frase que proíbe que o homem coma e beba indignamente não deixa de fora o pecador que se arrepende; se a mesa de Cristo fosse só para pessoas perfeitas ninguém participava dela.

Queridos lembrem-se.

Para o homem que ama a Deus e ao seu próximo o caminho está sempre aberto e sendo sua vida vermelha como a escarlata ou preta como a escuridão, Jesus a tornará branca como a neve e luminosa como o sol do meio dia.

Faça agora um exame de consciência e em posição de contrição confesse seus pecados a Deus, depositando-os sobre o substituto, que é Jesus; aquele que nos tornou TeKnia (criança) diante de Deus e participe da Ceia do Senhor neste instante.

Lembre-se você não precisa da Lei para chegar a presença de Deus porque é o amor que Ele tem para conosco que nos fez participantes do grande banquete espiritual. Amém

O objetivo final da Ceia não é expressar a dor e sofrimento que trouxe a morte, mas sim o romper com todas as estruturas da opressão que roubou a paz e desumanizou as pessoas.

É a celebração da vitória, da graça do amor em Cristo Jesus.          

Por isso, afirmamos que a Ceia do Senhor é muito mais símbolo, ela descreve uma realidade que pode ser experimentada pela fé.

É algo que penetra no coração humano e traz profunda satisfação que nos faz viver e gostar da vida como um dom de Deus. “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por Ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio”. II Coríntios 1: 20.


Constituição Federal Arts 8 a 11

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - TÍTULO 2. DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS - CAPÍTULO 2. DOS DIREITOS SOCIAIS Artigo 8...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS