terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Gálatas 6.13-15. Glória só na cruz

Gloria só na cruz. Gálatas. 6, 13 a 15. “Por que nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura”.

Queridos. Os legalistas perseveraram no erro por ostentação, já que tinham ganho alguns Gálatas para Judaísmo. Eles tinham dois motivos para isso.

Primeiro tinha a esperança de ganhar outros gálatas porque os que haviam se circuncidados guardavam a lei.

Segundo porque queriam exibir com como troféu os gálatas que haviam conquistado para o judaísmo, agiam como muitos agem hoje estão mais preocupados com o número de convertidos. Eram os caçadores de troféu e certamente queriam espaços de midiáticos para mostrar que estavam superando a quantidade de decisões para Cristo.

No versículo quatorze Paulo diz: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.

Contra qualquer tipo de arrogância Paulo tem uma posição diferentes dos legalistas, para Paulo a glória está na cruz de cristo. Paulo declara que ele não ostenta nada a não ser a cruz de cristo. Pois a cruz fala da necessidade do reconhecimento do pecado e da redenção de Cristo. 

Se os legalistas tiveram motivo para as ações, Paulo também teve, só que Paulo os motivos não eram estatísticos de medo de perseguição. Ele ostentava na cruz pelo que a cruz tinha realizado em sua vida. Antes do caminho de Damasco, Paulo era um legalista. Só quando teve o encontro com Jesus ele compreendeu o real significado da cruz. Então o mundo egoísta deu lugar a Cristo Jesus. 

Versículo quinze. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

Queridos. Paulo está dizendo que nem circuncisão, nem incircuncisão serve para alguma coisa quando o assunto é a salvação. A única coisa que contas é o novo nascimento e isso não se consegue pela observância da lei.

Que o Senhor aplique nos nossos corações a Sua Palavra. Texto do Reverendo Pinho Borges  locução digitalizada. 


Despertador Humano


Despertador Humano: Despertador Humano – Ser acordado hoje é bem mais fácil do que no passado. Hoje tem alarme dos celulares, serviço de despertador nos hotéis. Agora, imagine acordar com alguém batendo na sua janela com uma longa vara! O “Despertador Humano” eram pessoas cuja única ocupação era acordar as pessoas do sono para o trabalho. Devido …

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS