segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Dia da Mulher Presbiteriana


Dia da Mulher Presbiteriana: O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional a Pessoa Idosa a Igreja Presbiteriana do Brasil, ministrou a Palavra do Senhor, no Culto alusivo a passagem do Dia da Mulher Presbiteriana, realizado pela Igreja Presbiteriana de Tejipio, em Recife/PE, que é pastoreada pelo Rev. Gedeão Ferreira. 
O evento aconteceu, no domingo, 13 de fevereiro, as 18 horas. A mensagem teve com texto básico, “Levantai-vos, mulheres, que estais em repouso, e ouvi a minha voz; e vós filhas que que estais tão seguras, inclinai os ouvidos às minhas palavras.” Isaías 32.9. Segue um breve esboço da ministração. 
Vocês podem estar se perguntando: Quando estamos de repouso? Vocês estão de repouso quando não prioriza Jesus, o Reino de Deus, as pessoas necessitadas. As vezes as mulheres se tornam tão ocupadas com nossos afazeres de casa, compras, modas, beleza, ou com outros prazeres e afazeres deste mundo, que não temos tempo de cuidar da vida espiritual. Temos o exemplo de Marta e Maria citado em Lucas 10:38-40. 
 E quando deixamos de repousar? Quando ouvires a voz do Senhor e se levantarem para servi-LO. Quando clamarem pela salvação dos perdidos. Quando lembrasse que tens um papel importante para desempenhar na igreja e na sociedade como mulheres cristãs. Quando cooperam com a obra missionária. Quando estiverem atentas à voz dos oprimidos, doentes, os necessitados. 
 O que fazer então?Eliminar o repouso permanente e colocar a mãos à obra. Lembre-se que é grande é a seara e poucos são os ceifeiros.

A esposa de Caim

“E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque” (Gn 4:17)

Muitas pessoas se perguntam. De onde veio a mulher de Caim? Se só era Adão, Eva, Caim e Abel?

Se ficarmos nas informações do texto sobre Adão e Eva e os filhos Caim, Abel com certeza vamos continuar com o questionamento.

Para se chegar à mulher há variantes que nos levam a obter uma resposta no mínimo razoável.

Por exemplo. Na época do assassinato de Abel, havia na região uma população que não temos informação sobre a quantidade de habitantes; a Bíblia informa que Caim, matou Abel (Gn.4:8), e Deus o baniu de Sua presença, das suas terras.

Ao receber a sentença de Deus, Caim sentiu o temor da morte e disse para Deus: “Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará” (Gn 4:14).

Já havia clãs organizados por isso o temor de Caim.

O Clã de Abel clamava por sangue e para evitar mais derramamento de sangue, Deus baniu Caim para as terras de Node; chegando lá segundo Gn.4:17 – “Caim coabitou com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque”.

Voltando a pergunta inicial. Onde Caim foi conseguir uma mulher? É razoável que Caim se casou com uma irmã. Algo comum na cultura hebraica tardia.

Em Gênesis 5,4, encontramos que Adão e Eva tiveram filhos e filhas que se casaram entre si e povoaram a terra.

Considerando que uma pessoa vivia 900 anos em média as famílias eram numerosas e se unia entre si.

Na tradução da Bíblia Hebraica, ao pé da letra, como costumamos dizer, das narrativas dos nascimentos de Caim e Abel, dizem que eles nasceram “junto com”. Dando uma ideia de que foram nascimento de gêmeos, provavelmente mulher, e não era registrado por conta da própria cultura hebraica com relação a mulher. Também não sabemos com que idade Caim matou Abel.

A saída de Caim do meio da família de Adão e Eva, deve ter sida acompanhada de seus descendentes, porque ele funda uma cidade.

A ordem de Deus para Caim sair do meio de sua parentela teve como objetivo evitar um confronto familiar. Já que o sangue de Abel, clamava por justiça, isto é, os descendentes de Abel queriam vingança

Com relação aos casamentos entre irmãos, eram comuns, Abraão e Sara, pois visavam a não divisão da herança familiar.

Na realidade Caim se casou com uma irmã.

Boletos. Cuidados com os vencimentos

Esta matéria aborda uma importante questão sobre o vencimento de boletos em dias que coincidem com finais de semana ou feriados. Ela explica...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS