Eu sou como vós. “Sede qual eu sou; pois também eu sou como vós. Irmãos, assim vos suplico. Em nada me ofendestes” Gl 4,12.
Queridos. Não podemos pensar que Paulo foi impessoal lidando com os problemas dos Gálatas, ele os tratou como um pastor preocupado com as ovelhas e os doutrinou.
Ele trata os gálatas os "chamando de irmãos". Paulo revela a atenção dele para com os gálatas e os "chama os irmãos queridos"; assim como escreve o evangelista João.
Além disso, Paulo fixa sua atenção na relação passada e presente
entre eles; a relação passada está registrada nos versículos de 12 a 16, e a
relação presente se revela nos versículos de 17 a 20.
Ele faz um contraste da relação passada com a relação entre
ele e os gálatas mostrando suas ações com Judaizantes.
No versículo 12, ele diz. – “Sede qual eu sou; pois também
eu sou como vós. Irmãos, assim vos suplico. Em nada me ofendestes”.
O começo deste versículo literalmente é: "Se torne como
eu sou". Os estudiosos do NT sugerem que Paulo esteja dizendo: "Ponha-se
no meu lugar, meus irmãos, que eu lhe imploro, porque eu me coloquei em vocês".
Em outras palavras. "Sejam francos e amável comigo, como eu estou sendo com você". ou “Se tornem como eu, tenham uma fé plena em Jesus Cristo; sejam um Cristão liberto para evangelizar”. “Me fiz judeu para ganhar os judeus; vivi debaixo da lei, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. Aos fora da lei, como se eu fosse, um fora da lei, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora da lei. Fiz-me fraco a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de salvar alguns.
Queridos. Este é um princípio de grande importância para quem quer evangelizar. Precisamos ganhar os pecadores para Cristo, essa é a nossa tarefa. Em Cristo precisamos fazê-los como nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário