O medo da Gripe A está causando correria em busca da vacina em todo país. Nas cidades do interior do Sul do Brasil filas têm se formado em busca da imunização. Segundo o Ministério da Saúde, já são 69 mortes na região sul.
O governo federal promoveu uma vacinação restrita para gestantes e idosos. Com o avanço da gripe não há vacina para todos e os municípios estão definindo seus critérios de prioridade.
O que é influenza? É uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias.
Resfriado e influenza (gripe) são a mesma coisa? Não. O resfriado geralmente é mais brando que a gripe e pode durar de 2 a 4 dias.
Existem outras doenças que podem ser confundidas com a influenza? Sim, além do resfriado comum, a rinite alérgica é uma das doenças que mais se confundem com a gripe.
Qual o agente causador da influenza humana? Um vírus. São conhecidos 3 tipos de vírus da influenza: A, B e C. Esses vírus são altamente transmissíveis e podem sofrer mutações (transformações em sua estrutura genética), sendo que o tipo A é mais mutável que o B e este mais mutável que o tipo C. Os tipos A e B causam maior morbidade (doença) e mortalidade (mortes) que o tipo C. Geralmente as epidemias e pandemias (epidemia em vários países) estão associadas ao vírus do tipo A. O tipo C não tem importância clínica nem epidemiológica.
Como a influenza humana é transmitida? Pode ser transmitida:
- de forma direta:, através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar, ou tossir; ou
- de forma indireta: por meio das mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.
A transmissão direta inter-humana (ou seja, de pessoa-a-pessoa).
Transmissibilidade? O período que uma pessoa pode transmitir a doença (transmissibilidade) é de 2 dias antes até 5 dias após o início dos sintomas.
Quais são os sintomas da influenza humana? Os primeiros sintomas costumam aparecer cerca de 24 horas depois do contágio, e podem ser: febre geralmente (>38ºC); dor de cabeça; dor nos músculos; calafrios; prostração (fraqueza); tosse seca; dor de garganta; espirros e coriza.
Podem apresentar ainda pele quente e úmida, olhos hiperemiados (avermelhados) e lacrimejantes. As crianças podem apresentar também febre mais alta, aumento de linfonodos cervicais (gânglios no pescoço), diarreia e vômitos.
CUIDADOS:
lavar as mãos com água e sabão principalmente após tossir, espirar ou usar
banheiro, e antes de comer e tocar a boca e os olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário