A Reforma Protestante aconteceu dentro de um contexto no qual o povo já não suportava tanta opressão e desejavam urgentemente mudanças. Embora se destaque a questão espiritual outros fatores contribuíram para que a mesma acontecesse.
Destacamos os seguintes fatores:
Mudanças intelectuais. Surge o pensar humanista cristão, que motivou o interesse pelo estudo da Bíblia e das línguas originais o que possibilitou a comparação com o que a Igreja Católica Romana estava vivendo.
Mudanças geográficas. Os limites da Europa estavam além-mar expandido pelas grandes descobertas da Espanha e Portugal com o advento da navegação. O novo mundo propiciava novos horizontes e novas conquistas.
Mudanças religiosas. O poder dominador da Igreja Católica Romana era insuportável. A igreja não preenchia os desejos espirituais o que levou o povo a busca um viés religioso que satisfizeste a prática e que respondesse às necessidades espirituais.
Mudanças políticas. O surgimento dos estados-nações começou a fragmentar o bloco motivando o surgimento de países independentes politicamente totalmente livre de um poder central e dominador que era a igreja católica romana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário