quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Somos ou não sal ?

TEXTO: MATEUS 5:13 - Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Queridos.

O sal é portador de uma propriedade distinta e importante, que é a de conservar ou condimentar os alimentos. No texto lido a ideia não está relacionada a conservar ou condimentar. É certo que se tem usado muito esta ideia.

A ideia do texto é que o crente santificado possui aquilo que professa, da mesma forma que o sal apresenta a propriedade que se espera que os crentes tenham a mesma propriedade.

O sal puro não perde sua propriedade, mas misturado só serve para ser jogado fora. Conservar a aparência não adianta de nada para Deus.

O SAL E AS BOAS OBRAS - Ilustremos o cristão como sal.  Características.

- Preservadora das verdades do Cristo ressuscitado.

- Salvadora pois em Cristo temos vida eterna.

- Evangelizadora para poder divulgar a Palavra de Deus.

- Póstuma pois mesmo após de morto, ainda fala (Abel).


O SAL E OS DESVIOS – Quando há desvios no sal ele produz...

- Produz - indiferença religiosa responsável pela multiplicação a iniquidade e o esfriamento do amor de muitos.

- Produz - Incapacidade para o reino pois se esqueceu sua finalidade que é saborizar a vida dos homens.

- Produz - Perda do entusiasmo espiritual esquecendo-se do primeiro amor.

A DETERIORAÇÃO DO SAL – Quando o sal deixa de salgar para nada serve, embora já tenha sido bom e cumprido o seu papel. Se através de nós o mundo não tomar conhecimento da graça de Deus não servimos para nada. (2Pd.2:20)

 Queridos. O sal que não servia nos ritos dos sacrifícios era lançado nos degraus, nas ladeiras e nas estradas como aterro. Era pisado pelos homens.

Assim acontece com o crente que não é autêntico.

Quando o crente perde a sua propriedade deixa de influenciar o mundo, provoca desvios e se deteriora, servindo apenas de empecilho para a vida cristã.

Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Nenhum comentário:

Lojistas do Silêncio

A Nossa coluna CURIOSIDADE hoje vai tratar dos "lojistas do silêncio". Esta curiosidade evoca uma imagem intrigante dos chamados &...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS