A reforma de Esdras
Esdras 7,6-10.
Queridos. Cinquenta e oito anos se passam em silêncio entre Esdras 6 a 7. Pouco se sabe acerca dos acontecimentos em Jerusalém a partir da consagração do templo (515 aC) até o retorno de Esdras (457 aC) no sétimo ano de Artaxerxes, na Pérsia. Os Judeus nos anos que se seguiram ao término da construção do Templo, se encontravam desestruturados.
A religião era sincrética, em oposição à lei deuteronômica. Eles misturaram o Javismo heterodoxo ao sincretismo aramaico. Mesmo assim alimentavam o desejo de uma reforma religiosa que veio acontecer a partir de Neemias, mas foi Esdras quem reorganizou a vida espiritual do povo.
A reforma aconteceu quando:.
Houve obediência a Lei do Senhor. (V. 10b) - A conclusão do templo havia dado aos judeus um lugar da reunião, e ao mesmo tempo, o STATUS de uma comunidade de culto. Os líderes religiosos consideravam orgulhosamente que o Judaísmo da época era o verdadeiro remanescente de Israel o que não era verdade. Os sacerdotes ofereciam animais doentes e feridos a Deus (Ml.1:6-14). O povo trabalhava no dia do descanso (Ne. 13;15-22). Os dízimos cessaram forçando os levitas a buscarem outros meios de sustento. (Ne. 13:10). E se generalizou a ideia de que o culto não tinha nenhuma utilidade (Ml.2;17).
O povo chegou à ruína da moralidade desintegrando a família; quase não havia diferença entre os judeus e os pagãos que se casavam entre si. Esdras tinha como missão cumprir e fazer cumprir a lei do Deus de Israel. Isto não significava que Esdras pudesse forçar todo o povo de Israel a cumprir a sua lei por isso sugeriu uma aliança os judeus se separassem das esposas não judias, cumprindo assim a promessa de cumprir a lei.
Os ensinos do Senhor foram colocados em prática. Conforme o livro de
Neemias, Esdras tinha como finalidade principal ensinar a lei aos judeus para a
restauração da aliança com Deus. Ele
chega em Jerusalém na Festa dos Tabernáculos. E em praça pública, ler a lei
desde o romper da aurora até ao meio-dia. Esdras estava disposto a ensinar a
lei, mas o povo também estava disposto a ouvir a lei do Senhor. A palavra foi ensinada
a homens, mulheres e crianças. Interessante que a mulher era colocada de lado
na tradição judaica, mas agora estava ouvindo a lei juntamente com os homens.
Observamos que o ensino produziu adoração, arrependimento e obediência ao Senhor. Irmãos,
vivemos numa época em que a palavra de Deus anda esquecida, onde a teologia
bíblica tem sido desprezada, onde os teólogos da teologia humanista, têm
conduzido a muitos para uma nova babilônia.
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