quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Salmo 20. Abençoador

Queridos.

Vindo logo depois de Salmo que revela a glória de Deus através do firmamento, este salmo procura nos mostrar que a salvação de Israel não vem de algo físico, mas de uma verdadeira comunhão com Deus. Porque dele vem o livramento nos dias de aflição

Assim como o Salmo 21, este tem características messiânicas. Fala do Cristo que controla todas as coisas, inclusive a morte.

É atribuído a Davi e tem como característica ser abençoador, tal como a bênção que o rei concederia ao seu exército à véspera de uma batalha.

Está dividido em três partes: (1) a bênção de Deus à batalha (v. 1-5); (2) a garantia da proteção divina (v. 6); (3) a afirmação de fé no Deus-Rei (v. 7-9).

Os versículos de 1 a 5 — O povo encoraja o rei, que tem qualidade para depositar a sua confiança em Deus nos dias de angústia, as vésperas ao dia de batalha. Mas se aplica a qualquer um de nós diante do dia aflitivo da nossa vida.

“Do seu santuário te envie socorro”. O povo acreditava que o auxílio divino provinha do templo de Jerusalém, mas na verdade, o auxílio provém de Deus; o santuário representava a morada terrestre de Deus. Um pedido a Deus para fortalece o rei, diante de uma guerra. Para nós pode ser uma oração de fortalecimento no momento de dificuldade.

Teus holocaustos. Os soldados prestes a ir para a guerra teriam realizado os sacrifícios necessários à confissão de pecados conforme determinava a Lei (Lv 1-7). No contexto imediato, a salvação é utilizada para descrever o livramento diário dos rigores da batalha e a vitória sobre o inimigo. Mas a libertação que o Senhor nos concede de nossos problemas espirituais merece o mesmo tipo de louvor. 

Quando somos fiéis a Deus, sempre seremos vencedores. Estender pendões e hastear bandeira, isso só é possível aos que tem domínio sobre o território. Sendo vencedor podemos hastear bandeira.

Embora seja um salmo messiânico, esta referência ao ungido é para o rei David; ungido de Deus para ser rei. O rei Davi era o ungido do Senhor (SI 18.50).

A expressão: ele lhe responderá do seu santo Céu com a vitoriosa força de sua destra. Exprime a maravilhosa libertação dos israelitas do Egito (SI 17.7; 44.3; 118.16; Êx 15.6). A tua destra, ó Senhor, é gloriosa em poder; a tua destra, ó Senhor, despedaça o inimigo. Uma posição de honra mencionado no Novo Testamento como sendo o lugar de Cristo.

Uns confiam em carros e outros em cavalos. A confiança deve ser só em Deus, pois em nada humano deve-se confiar.

No mundo usar o automóvel é uma maneira de afirmação social.

Confiar em carros e cavalos é uma tentativa de enaltecer algum valor que não pertence a pessoa; é algo tomado por empréstimo; nós cristãos sabemos que tudo isso é vaidade. s

Os Carros ou carruagens eram a principal arma da Antiguidade no campo de batalha. Os instrumentos de guerra eram meras ferramentas na mão de Deus, pois a batalha lhe pertence.

Que Deus pois te abençoe.


Nenhum comentário:

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS