quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Segurança eterna


Segurança eterna
     

Texto: 2ª Pe.1,3-4. “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,

Queridos. O homem as vezes tem procurado ser melhor que Deus e até se sente superior, mas quando analisamos a Bíblia verificamos que nada somos diante do poder de Deus.

Após o pecado Deus poderia ter resolvido o problema do homem com sua simples aniquilação, mas não fez assim. Agora o propósito era conduzir o pecador a um estado de santidade, e para isso enviou Jesus para ajudá-lo a subir a escada da virtude.

No V.3, Jesus é relato como “o poder dos poderes”. E que a maior doação de Deus é Jesus, porque nEle há poder divino que jamais será derrotado e isso foi demostrado por ocasião de sua morte. A maior tristeza na vida humana é que o amor humano está sempre sendo derrotado, mas o amor de Cristo jamais será derrotado pois é vitorioso de eternidade a eternidade.

Jesus é a grande generosidade. Pois nEle está a verdadeira vida. Quando Jesus disse que era a vida, estava capacitando os Seus para vive-la de forma plena. É Ele que faz a religação com Deus sem retirar a vida e conduz a eternidade.

Jesus é a preciosa promessa - Pedro revela que todas as vezes que as promessas começam com a expressão “todo aquele”, podemos afirmar com segurança que: “essa é para nós”, porque nós já conhecemos Jesus.

Jesus nos livra da corrupção do mundo. Quando Pedro escreveu estas palavras havia um grupo chamado de “antinomianos” que usava a graça de Deus para pecar. Afirmavam que a graça de Deus tão grande que perdoava todos os pecados. Já que a graça é abundante o pecado fazia a graça ser constante. Na verdade Cristo nos livra de todos os pecados, através de seu poder, mas com Cristo perdemos o desejo de pecar apesar de vivermos no mundo de pecado

Jesus nos faz participantes de sua natureza - Pedro usou a expressão: “participar da natureza divina”. Os pensadores pagãos, afirmavam que “o homem não pode ser divino porque nele há amargura, ódio, fracasso moral etc., e não consegue transformar seus sonhos pessoais em realidade”.

No Cristianismo é diferente. Em Cristo o homem é capaz de chegar a ser participante da natureza divina (Jo.10:10).

Queridos. Para participar da natureza divina o homem tem que ter Cristo, só através dele é possível a participação em Sua natureza e para isso é preciso nos equiparmos com algumas virtudes:

- Atingido pela graça de Deus a fé é a convicção de que Cristo disse a verdade com relação ao caminho da paz e da vida.

CONHECIMENTO - diferente de SOFIA, aqui o conhecimento é para agir corretamente no dia a dia.

DOMINIO PRÓPRIO - Com esta virtude o servo não se torna tirano.

PACIÊNCIA - Não é só se sentar e esperar ou suportar, mas é aceitar o que a vida traz com capacidade de transformar insucesso em sucesso.

PIEDADE - quem é piedoso ama a Deus é serve corretamente ao próximo.

AMOR FRATERNAL - amor igual e amplo capaz de ser visto da mesma maneira como Deus nos amou. Esta é a escala das virtudes cristã.

Nenhum comentário:

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS