quinta-feira, 10 de março de 2022

Fugindo da responsabilidade

Texto: Tiago 1:13 - Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.

Queridos. Responsabilidade é o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas.

Desde a criação que o homem procura se distanciar e culpar os outros pelos seus erros. Quando Deus repreendeu Adão (Gn.3:12-13), ele foi logo procurando uma saída e transferiu a responsabilidade de seu erro para a mulher, que também não aceitou ter errado e culpou a serpente e de lá para cá é um culpando o outro.

Ninguém quer assumir a culpa pelos seus próprios erros.

Quando não achamos culpados, descarregamos sobre Deus ou sobre o diabo.

Ao invés de culpar os outros seria mais bonito que todos assumisse as culpas.

Colocar a culpa em Deus não é correto diz Tiago.

O pensamento judeu estava confuso quanto a divisão interior do homem. Escrevendo aos Romanos diz “Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros” (Rm 7,22-23).

Sabemos que interiormente, isto é, na alma travamos uma batalha permanente, mas os judeus acreditam que temos tendências boas e más.

Tentaram explicar a tendência para o mau como vindo do inimigo e que o homem se tiver vontade pode derrotar o mau de si mesmo.

Há um livro apócrifo chamado de A vida de Adão e Eva. Ele afirma que a tendência má que há homem é produto da concupiscência que satanás passou para Eva.

O Livro de Enoc, outro apócrifo, diz que os anjos decaídos são os responsáveis pela tendência má que há no homem.

Sem explicações claras os rabinos diziam que satanás colocou o mau nos homens passando assim a responsabilidade para os anjos decaídos são os responsáveis; enquanto a responsabilidade é do próprio homem.

Afirmavam os rabinos que Deus é o criador de tudo, então Ele criou o mau; embasado no texto da Bíblia que diz: Disse o Senhor “eu crio o bem e o mal.” (Is.45,7).

Crer desta forma é muito perigoso pois coloca Deus como criador da miséria existente.

Tiago alerta, quando alguém for tentado não diga: “essa tentação vem de Deus.” Ou como falamos sempre “foi da vontade de Deus”.

Muitas vezes levado pela ênfase doutrinária da Soberania de Deus, tiramos a culpa de nossa costa e colocamos na costa de Deus.

Queridos. Na última parte do versículo 13, há duas razões pelas quais não devemos culpar Deus pelas nossas tentações e erros:

a) Deus não pode ser tentado e

b) e nem tenta ninguém.

Amém.

 

 

Nenhum comentário:

IPB de Simão Dias Celebra 97 Anos de organização

IPB de Simão Dias Celebra 97 Anos de organização : ACONTECEU – No último dia 28 de abril, a Igreja Presbiteriana do Brasil em Simão Dias, em...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS